Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

218 comunidades

Mapa inicia vacinação contra aftosa em reservas indígenas

Foto: Reprodução

Mapa inicia vacinação contra aftosa em reservas indígenas
Com o objetivo de imunizar 50 mil cabeças de gado em 218 comunidades indígenas de Roraima, a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/Mapa) estadual iniciou a 1ª fase da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa na reserva Raposa Serra do Sol, no noroeste do estado. Esses animais estão em áreas de fronteira seca com a Guiana, país que não possui dados oficiais sobre a doença, e a Venezuela, onde há registro de aftosa e é classificado como área de alto risco.

Para garantir a vacinação, a SFA/Mapa coordena o processo em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima. Durante 40 dias, cinco equipes formadas por técnicos, auxiliares e veterinários percorrerão todas as comunidades vacinando o gado e oferecendo orientações técnicas sobre manejo e prevenção contra outras doenças que possam vir a atingir o rebanho.

O tuxaua João da Silva Guariba, da comunidade Julia, diz que ações como essa do Governo Federal, além de garantir a imunidade contra a aftosa, oferece a garantia de certificação e de sanidade do rebanho para a comercialização do gado em outras regiões do estado, agregando mais valor na venda. A pequena comunidade vive da criação de 81 cabeças de gado e dos plantios de mandioca, feijão, melancia e milho.

Na primeira fase da campanha, o maior desafio a ser vencido é o período de chuvas, de acordo com o técnico do Ministério da Agricultura responsável pela operação nas áreas indígenas, José Maria Nóbrega. “Já começamos a enfrentar muitos problemas de acesso às comunidades mais isoladas. São muitos rios que estão com volume da água acima do normal, pontes quebradas e estradas ruins”, explicou Nóbrega, acrescentando que apesar das dificuldades de acesso a Superintendência local dispõe de estrutura necessária para cumprir o cronograma.

Cerca de R$ 253 mil serão utilizados durante a operação para custos como combustível e material de apoio, de acordo com o superintendente Federal de Agricultura, Divino Gouvêa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet