Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Pequenos produtores

Governo de Minas facilita acesso ao melhoramento genético

Pequenos produtores rurais de leite serão diretamente beneficiados pelo projeto Campo Novo. O Governo de Minas anuncia, por meio do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, que vai democratizar o acesso à tecnologia de fecundação in vitro aos pequenos produtores rurais de leite. O anúncio será feito, nesta sexta-feira (10), às 14h, durante o encerramento da ExpoZebu, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

O objetivo do projeto, denominado Campo Novo, é inverter uma lógica em que apenas os grandes produtores rurais têm acesso aos benefícios produzidos pela biotecnologia e genética animal. "Estamos criando condições de permitir ao pequeno produtor de leite a mesma tecnologia dos grandes conglomerados rurais. O projeto vai proporcionar, em curto prazo de tempo, o aumento de renda e a melhoria da qualidade de vida de cada família”, avalia Narcio Rodrigues.

O projeto da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, desenvolvido pelo APL de Biotecnologia, terá um impacto significativo no melhoramento genético dos rebanhos desses pequenos produtores. No método produzido pelo Campo Novo, o melhoramento genético se dará mais rapidamente, já que o produto gerado independe da qualidade do plantel existente e, nos embriões, serão utilizadas matrizes e touros com alto valor genético. O resultado será a obtenção de um número maior de matrizes de qualidade para o plantel.

O impacto financeiro e econômico para os pequenos produtores rurais também será significativo, pois com mães e pais de reconhecida qualidade genética, os produtos possuirão valores mais expressivos. Além disso, os benefícios para esses produtores resultarão em aumento da produtividade leiteira, baixo investimento e acesso à tecnologia avançada.

A primeira etapa do projeto tem duração de 24 meses e a meta é atender a 60 produtores. Serão disponibilizados, em média, quatro prenhezes sexadas de fêmea meio-sangue girolando para cada produtor participante. Posteriormente, o número de produtores será ampliado.

O projeto Campo Novo é desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, pela APL de Biotecnologia e Genética Bovina, Epamig, Emater, Fapemig, Fundação Triângulo, Coopervale e Prefeitura de Uberaba.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet