Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

balança

Ubabef: Queda na produção justifica recorde mensal nas exportações

De acordo com o presidente da Ubabef, vários dos maiores mercados para a carne de frango brasileira aumentaram seus níveis de importação em abril. Entidade também revelou que o alojamento de matrizes de 2012 para produção de pintos em 2013 totalizou 46,5 milhões de aves, dado 7% inferior em relação as 50 milhões de aves de 2011.

Levantamentos feitos pela União Brasileira de Avicultura (Ubabef) indicam que o volume das exportações brasileiras de carne de frango totalizou 339,6 mil toneladas em abril, número 2,6% maior na comparação com o mesmo mês de 2012. Em receita, foi registrado um recorde histórico em levantamentos mensais, com US$ 770,5 milhões, 17,3% acima do obtido em abril do ano passado.

No acumulado do ano, foram embarcadas 1,241 milhão de toneladas nos quatro primeiros meses de 2013, resultado 4,93% menor em relação ao mesmo período do ano passado. Já em receita, houve elevação de 26,5% no mesmo período comparativo, com total de US$ 2,701 bilhões.

A entidade também revelou que o alojamento de matrizes de 2012 para produção de pintos em 2013 totalizou 46,5 milhões de aves, dado 7% inferior em relação as 50 milhões de aves de 2011, indicando uma natural redução da capacidade de produção de pintos de corte e, como consequência, diminuição na produção de carnes.

Conforme explica o presidente executivo da UBABEF, Francisco Turra, a redução detectada no alojamento de matrizes em 2012 sinaliza uma diminuição de oferta tanto para o mercado interno, quanto para o mercado externo. Indica, também, a redução dos estoques e a consequente adequação dos preços de exportação.

“O setor avícola brasileiro está mais enxuto, sem estoques. Isto em consequência ao incremento dos custos de produção decorrentes da crise de 2012, quando houve forte aumento nos preços do milho e da soja. Este custo ainda não chegou ao seu ponto de equilíbrio, face aos preços das commodities ainda apresentarem patamares mais elevados em relação aos anos anteriores. O repasse tardio desses custos ao preço final dos produtos embarcados também contribuiu para o recorde histórico de receita em abril”, destaca Turra.

De acordo com o presidente da Ubabef, vários dos maiores mercados para a carne de frango brasileira aumentaram seus níveis de importação em abril, como o Egito, o Kuwait, os Emirados Árabes Unidos e a União Europeia.

“No caso da União Europeia, estamos chegando ao final do que denominamos como ano-cota, ou seja, do período que define o volume total que pode ser embarcado para aquele mercado em 12 meses. Nesta época, é comum ocorrer elevação dos níveis de exportação”, explica Turra.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet