Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

feira

Elmiro Nascimento participa da 79ª Expozebu, em Uberaba

02 Mai 2013 - 12:55

SEAPA MG - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

Município lidera o PIB do agronegócio do Estado e se destaca como polo internacional de genética bovina. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participa nesta sexta-feira (3) da solenidade de abertura da 79ª Expozebu - Exposição Internacional de Gado Zebu. A feira, realizada anualmente em Uberaba, no Triângulo Mineiro, é considerada a maior mostra de zebuínos do mundo.

A importância do zebu para a cadeia produtiva da carne e do leite no Brasil é a temática apresentada este ano pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entidade promotora do evento. De acordo com a Associação, a 79ª Expozebu promete mostrar aos visitantes a contribuição que a raça exerce para o desenvolvimento de várias atividades em nosso país, principalmente para uma alimentação de qualidade e acessível a todos.

Além de exposição e julgamentos de animais das raças zebuínas, leilões, shoppings, concurso leiteiro, dentre outras atividades técnicas, o evento reúne lideranças e empresas de diversos segmentos, com destaque para aquelas que compõem o setor produtivo do agronegócio.

Uma novidade em 2013 será a Expozebu Dinâmica, evento que passará a apresentar anualmente os principais lançamentos e inovações tecnológicas aplicadas à agropecuária. Segundo a ABCZ, o principal diferencial será o dinamismo com que estas tecnologias serão apresentadas ao público, com demonstração, durante todo o dia, de máquinas e demais tecnologias, em pleno funcionamento.

A Secretaria de Agricultura montou um estande na Expozebu, onde o público contará com um plantão técnico e poderá ainda conhecer o trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas, principalmente pela Emater, Epamig e IMA. O local também será espaço para degustação e comercialização de queijos, do Programa Queijo Minas Artesanal, produzidos nas regiões de Araxá e do Cerrado.

Para o secretário Elmiro Nascimento, a Expozebu é um grande centro de debates sobre o desenvolvimento da pecuária nacional, destacando-se ainda como importante polo de encontro da cadeia produtiva da carne e do leite.

A 79ª Expozebu conta com o apoio do Governo de Minas e vai até o dia 10 de maio, no Parque de Exposições Fernando Costa.

Uberada e o agronegócio

Segundo o último levantamento feito pela Fundação João Pinheiro, Uberaba ocupa o 1º lugar no ranking dos municípios com maior PIB agropecuário do Estado, com R$ 551,2 milhões.

O município é o maior produtor de milho do Estado. Em 2013, de acordo com o IBGE, a previsão é de que a safra alcance 449 mil toneladas do cereal. Uberaba também lidera a produção de cana de açúcar em Minas Gerais. Nesta safra, o município deve colher 5,7 milhões de toneladas. Aproximadamente 85% da área em produção de cana de açúcar são colhidos da forma mecanizada.

O município é o segundo maior produtor de grãos (geral) do Estado, atrás apenas de Unaí, e o segundo no ranking da produção de soja.

Uberaba também é um grande polo internacional da bovinocultura. Destaque para a atuação da ABCZ e para a presença de diversas empresas de genética bovina.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet