Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

Embrapa amplia prazo para envio de projetos de minibliotecas

A unidade Informação Tecnológica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) prorrogou para 4 de novembro o prazo para envio de projetos de minibibliotecas de incentivo à leitura e à inclusão produtiva no Semiárido Nordestino. A ideia é promover o desenvolvimento sustentável no meio rural levando à população do campo informações sobre novas tecnologias de produção. Nesta quinta-feira (04/10), a Embrapa publicou no Diário Oficial da União a retificação do edital com ampliação da data de envio de projetos e da quantidade de cidades que podem receber o projeto. A iniciativa deverá beneficiar agricultores familiares de 250 municípios de 14 Territórios da Cidadania.

As minibibliotecas vão incentivar a leitura e a inclusão produtiva de jovens, mulheres, agricultores, assentados da reforma agrária e pescadores artesanais, na perspectiva da promoção do desenvolvimento sustentável no meio rural. O acervo aborda tecnologias de baixo custo e de fácil aplicação pelos produtores.

Cada unidade será equipada com 120 títulos de publicações impressas, oito CDs contendo 80 reportagens do programa Dia de Campo na TV e 160 programas de rádio Prosa Rural, além de um kit expositor para acondicionamento destes produtos. Podem ser parceiros órgãos ou entidades da administração direta e indireta, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, associações de agricultores, sindicatos, cooperativas rurais e outras entidades privadas sem fins lucrativos.

A iniciativa faz parte das estratégias do Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal que é realizada em parceria entre Embrapa Informação Tecnológica e os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) para solucionar problemas que os agricultores familiares enfrentam para produzir mais alimentos e para melhorar a qualidade desses produtos, garantindo a segurança alimentar e nutricional da família e ampliando a renda.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet