Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

etapas

Sinop e Alta Floresta recebem Ranking Estadual da Raça Nelore 2013

Foto: Reprodução - Ilustração

Touro nelore pintado

Touro nelore pintado

Estão programadas para o mês de maio duas etapas do Ranking Estadual da Raça Nelore 2013. A primeira será em Sorriso com a realização da Exporriso e a outra em Alta Floresta, com a Expoalta. O Ranking é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT – e este ano estão confirmadas 19 etapas. “O Ranking é um dos principais eventos do setor pecuário de Mato Grosso porque norteia a qualidade do gado e o trabalho de pista, onde acontece o julgamento dos melhores animais, e são eles que chegam no pasto, melhorando a genética do nosso rebanho”, explica o presidente da Associação dos Criadores de Nelore MT, Mauro Savi.

Ranking Estadual da Raça Nelore movimenta R$ 42 milhões com 28 mil animais

A da exposição de Sorriso é uma das cinco etapas obrigatórias do ranking deste ano e acontece no período de 08 a 13 de maio, no Centro de Tradições Gaúchas Recordando Pagos. No dia 06 os animais começam a chegar, no dia 09 tem pesagem e diagnóstico de gestação e no dia 11 começam os julgamentos dos animais de pista. Em 2012 f oram para a pista de julgamento 251 animais este ano a expectativa dos organizadores é aumentar a participação dos produtores.

A 27ª Expoalta - Exposição e Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Alta Floresta - acontece no período de 20 a 26 de maio, no Parque de Exposições de Alta Floresta. No dia 18 os animais inscritos no ranking começam a chegar, dia 22 esta agendada a pesagem e o diagnóstico de gestação e a partir do dia 23 começam os julgamentos, com o juiz Alexandre El Hage.

Este ano os produtores que inscreverem seus animais no Ranking Estadual terão que participar de 8 exposições para a somatória de pontos. As etapas chamadas obrigatória são 5 e mais 3 livres. As obrigatórias são as seguintes: Expoinel (Cuiabá), Expoagro (Cuiabá), Exponop (Sinop) , Exposorriso (Sorriso) e Exposul (Rondonópolis).

No calendário de exposições ranqueadas estão previstas 19 etapas: Expoinel MT (Cuiabá), Exporriso (Sorriso), Expoalta (Alta Floresta), Exponop (Sinop), Expomarcos (São José IV Marcos), Expomatupa (Matupá), Festa Agropecuária de Poconé (Poconé), Expoagro (Cuiabá), Expovale (Agua Boa), Expolíder (Colíder), Expotã (Guarantã do Norte), Expoprima (Primavera do Leste), Expoju (Juina), Exposul (Rondonópolis), Exposição Agropecuária Vale do Arinos (Juara), Exposerra (Tangará da Serra), Expossol (Mirassol D`Oeste ), Expoleste (Barra do Garças ) e Expocáceres (Cáceres).

Ranking

O Ranking Estadual da Raça Nelore MT é organizado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso – ACNMT - com apoio do Fabov – Fundo de Apoio á Bovinocultura de Corte e da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, e patrocínio da Biogénesis-Bagó, Agroceres, JBS e Banco do Brasil. Os resultados e fotos de todas etapas do ranking podem ser acompanhados pelo site da Nelore MT: http://www.neloremt.org.br/ e pelo fecebook : www.facebook.com/nelore.matogrosso .
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet