Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

nova safra

A marcação dos touros Montana já começou!

A nova safra de touros Montana está quase pronta. Os geneticistas já enviaram nova avaliação genética e os técnicos do Programa Montana já saíram a campo para inspeção e marcação dos touros. A primeira fazenda inspecionada foi a Fazenda da Barra, localizada em Aporé, GO. Foram 150 touros marcados e 6 touros selecionados para o Teste de Progênie.

Segundo Gabriela Giacomini, gerente de operações do Montana, de acordo com as regras do CEIP – Certificado Especial de Identificação e Produção – o Programa Montana só pode comercializar como reprodutores os 23% melhores machos da safra. “Assim que recebemos a avaliação genética, já identificamos quem são os 23% melhores touros para Índice Montana. A partir daí, saímos a campo para inspeção individual dos animais. Somente os melhores animais recebem o M e o CEIP”, explica Gabriela.

As próximas fazendas a serem visitadas são as localizadas no Rio Grande do Sul e Uruguai, a partir do final desta semana.

Durante a marcação são selecionados os touros do Teste de Progênie, que são os melhores animais da safra, responsáveis pela renovação genética do Montana. “Na Fazenda da Barra, foram 6 selecionados. Esperamos selecionar 15 touros da safra 2011 para terem sua progênie testada”, informa Giacomini.

Ainda de acordo com a zootecnista, realizadas as inspeções e marcações, os touros passam por exame andrológico. Somente após aprovação do andrológico é que são emitidos os CEIPs e os touros estarão aptos para comercialização.

“A seleção e, posterior aquisição, de um reprodutor deve ser feita com muito cuidado. É preciso verificar se o animal é selecionado com o rigor necessário para produzir os melhores bezerros. Modismos costumam resultar em frustração, somente a avlaiação genética e o CEIP podem garantir a qualidade da produção”, enfatiza Gabriela.

Para saber mais, ligue para (17) 3011-6775, mande um e-mail para faleconosco@compostomontana.com.br ou acesse www.compostomontana.com.br.

Você também pode nos seguir no Twitter (@programamontana) ou no Facebook (Programa Montana Composto).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet