Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

criadores de todo o país

Expolondrina abre o calendário do ranking Charolês 2013

Foto: Reprodução - Ilustração

Expolondrina abre o calendário do ranking Charolês 2013
O Núcleo de Criadores de Charolês do Norte do Paraná realizou de 11 a 14 de abril, durante EXPOLONDRINA 2013, uma mostra que abriu a temporada de exposições da Raça Charolesa, configurando-se na primeira etapa do Ranking deste ano. Capitaneados pelo Criador Carlos Henrique da Silva, Presidente do Núcleo, sempre auxiliado pela sua esposa Viviane, eles receberam com muita hospitalidade e simpatia criadores de todo o país e expositores de várias partes do estado, que participaram dos julgamentos com mais de 50 exemplares da raça.

Os julgamentos de classificação ficaram a cargo do criador Wilson Borges, titular da Cabanha Labor - Soledade - RS e atualmente Vice-Presidente da ABCCharolês, que ficou muito satisfeito com o material genético apresentado: "Na pista o que se pode ver foram exemplares da raça que fariam sucesso em qualquer exposição ou criatório no Brasil, principalmente entre as fêmeas".

A excelente qualidade das finalistas encantou a todos os presentes du-rante a escolha da Grande Campeã Fêmea.

Outro fato positivo apontado por Borges foi o surgimento de novos criadores apresentando animais de excelente padrão zootécnico e projetando investimentos para expansão a curto e médio prazo. Com isso, segundo ele, as premiações ficaram distribuídas entre vários criadores, demonstrando o trabalho sério e continuado realizado por todos.

A disputa do Grande Campeonato entre os machos foi bastante acirrada, dando muito trabalho ao jurado para escolher o vencedor.

Ele destaca a importância de julgar em Londrina e a sensação de poder estar presente em tão tradicional palco da pecuária nacional:

"Foi uma grande honra e por outro lado enorme responsabilidade julgar na EXPOLONDRINA, mas também foi um imenso prazer poder apreciar animais de elevada qualidade, além de rever velhos amigos e estreitar laços de amizade mais recentes. Um agradecimento especial ao Dr. Antônio (Toninho) Sversuti, que me acompanhou durante os julgamentos, debaixo de forte chuva na sexta-feira e sob um sol escaldante no sábado, não medindo esforços para o bom andamento dos trabalhos."

Ao final do evento, o Presidente do Núcleo de Criadores de Charolês do Norte do Paraná, Carlos Henrique da Silva se mostrava muito satisfeito com o resultado da exposição: "A presença do Charolês na Expo 2013 foi caracterizada por animais de alta qualidade, ficando visivelmente clara a modernização da raça. A maior alegria que tivemos foi a confirmação da parceria e da sólida união entre os criadores, e da solidariedade entre os cabanheiros. O Sr. Jurado Wilson Borges abrilhantou o evento com idoneidade em seus julgamentos, superando as expectativas. Só temos a agradecer aos que estiveram presentes, corroborando que os criadores , selecionadores e usuários da raça Charolesa formam uma grande família."
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet