Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Empresa passa por processo de modernização que inclui pesquisas sobre energias alternativas – eólica, solar e das ondas do mar

Nesta quarta-feira (03/10), a empresa de economia mista Eletrobras Furnas assinou termo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília. “A adesão é um sinal do setor elétrico de que a questão ambiental não passa só pelo licenciamento”, afirmou a ministra Izabella Teixeira durante a assinatura. “A A3P faz parte de uma cultura de modernização da gestão”, disse.

Segundo análise do Tribunal de Contas da União (TCU), é possível alcançar uma economia anual de R$ 240 milhões, apenas com eletricidade, por meio das ações da A3P implementadas na administração federal. A Agenda conta atualmente com 161 parceiros.

“Estamos fazendo uma mudança profunda na empresa, o que inclui pesquisas em energia eólica, solar e das ondas do mar”, disse o presidente de Furnas, Flavio Decat. “Sustentabilidade e transparência estão nas nossas prioridades”. Segundo ele, os funcionários Furnas receberão em breve coletores seletivos de lixo para começar a incorporar o novo comportamento em casa.

Ao assinar o termo de adesão, Furnas se compromete a reduzir o consumo de energia elétrica, água e papel em suas instalações; combater desperdícios; fazer uma gestão adequada dos resíduos sólidos; e adotar uma política de aquisição de bens e contratação de serviços com critérios de sustentabilidade.

Mesmo antes de ter a adesão formalizada, a estatal enviou três projetos para concorrer ao IV Prêmio da A3P, que encerrou as inscrições nesta terça-feira (02/10). Um dos projetos trata do recolhimento de lixo com barcaças movidas a hidrogênio nas cidades em torno ao Lago de Furnas, que tem 1.440 m² e é conhecido como “Mar de Minas”.

O QUE É

A Eletrobras Furnas é uma empresa de geração e transmissão de energia, de economia mista, subsidiária das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobras, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Possui um complexo de empreendimentos responsável por 10% da geração de energia elétrica do país. São 15 usinas hidrelétricas, duas termelétricas, aproximadamente 20 mil km de linhas de transmissão e 52 subestações. De toda a energia consumida no Brasil, mais de 40% passam pelo Sistema Eletrobras Furnas.

A A3P é uma ação prioritária do Projeto Esplanada Sustentável, criado pela Portaria Interministerial nº 244, de 6 de junho de 2012, que tem como objetivo integrar ações que promovam ao uso racional dos recursos públicos e a inserção da variável socioambiental no ambiente de trabalho. É também um dos programas de referência para a implementação do Decreto Nº 7.746, de 5 de junho de 2012 que estabelece critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

Os eixos temáticos da A3P são: gestão adequada dos resíduos; licitação sustentável; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; e uso racional dos recursos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet