Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

LIDER

MT aumenta participação nacional no abate de bovinos

Foto: Reprodução

MT aumenta participação nacional no abate de bovinos
Mato Grosso abateu 2.4 milhões de cabeças de gado no primeiro trimestre de 2012, segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e divulgado nesta semana – um aumento de 14% em relação ao último período.

Com esse incremento, o Estado aumentou sua participação no abate nacional de bovinos de 14.8% para 16.1%.

Os números do IBGE demonstram ainda que a grande oferta de fêmeas em Mato Grosso foi um dos fatores que possibilitaram esse aumento do abate. “Apesar da redução da participação de fêmeas no segundo trimestre, houve uma elevação semestral de 10%”, pontua o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea).

Em âmbito nacional, segundo a pesquisa do IBGE, o rebanho total abatido no país no segundo trimestre de 2012 avançou 5,6% em relação aos primeiros três meses do ano e 7,9% na comparação com o respectivo período de 2012. Com isso, no Brasil foram abatidas 14,8 milhões de cabeças, acréscimo de 5% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

O movimento de aumento no abate de fêmeas também foi verificado no Brasil, mas de maneira menos acentuada, já que no mesmo período o abate de vacas se elevou em 7%, alcançando os 5,4 milhões de cabeças.

Após Mato Grosso, que liderou os abates entre janeiro e março deste ano, o estado vizinho de Mato Grosso do Sul surge na segunda posição, com 13% do volume nacional. Os dois estados juntos somam 29,3% do abate de 7,625 milhões de cabeças do país.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet