Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Economia

no bolso

Camex eleva imposto de importação de 14% para 25% e batata pré-frita fica mais cara

A batata pré-frita vai ficar mais cara. Este é o único ítem do agronegócio na lista dos 100 produtos autorizados a elevar a alíquota do Imposto de Importação. A taxa passa a ser de 25% (atualmente é de 14%) e foi autorizado nesta segunda-feira, 1º de outubro, de acordo com a Resolução Camex n°70, publicada no Diário Oficial da União.

A decisão do aumento das tarifas havia sido anunciada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) no dia 4 de setembro, quando foi encaminhada para a aprovação dos países do Mercosul. Com a confirmação do aumento – que está dentro dos termos admitidos pela Organização Mundial do Comércio (OMC) – a medida passa a valer por um ano, prorrogável por igual período.

De acordo com informações do Ministério da Agricultura, o objetivo é estimular a produção nacional e proteger o mercado da crescente importação de produtos, principalmente da Europa. Segundo a justificativa da medida, as importações aumentaram 73% (valor) e 53% (volume) de 2009 a 2011. Além disso, no ano passado, 77% das batatas pré-fritas compradas por consumidores brasileiros foram importadas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet