Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

índice

Plantio da safra de soja avança 86 mil hectares nesta semana

Os municípios onde as plantadeiras mais avançaram nos últimos dias foram Nova Mutum, Diamantino e Sapezal, com índice de 3% de área cada, seguido de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Campo Verde, Tangará da Serra, Nova Ubiratã e São José do Rio Claro, com 2.5% cada.

 Foto: Olhar Direto - arquivo
Plantadeiras avançam semeando soja com cobertura semanal de 86 mil hectares

O plantio da safra 2012/13 de soja em Mato Grosso avançou de 0.6% registrado na semana passada para 1.7% até esta sexta-feira, informa o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). O avanço semanal foi de 1.1%.

Levando-se em consideração a estimativa de área plantada de 7.890 milhões de hectares, mensura-se que os tratores puxando as plantadeiras cobriram cerca de 86 mil hectares no recorte semanal.

O índice de 1.7% registrado é maior do que o que fora feito na mesma época, no ano passado, quando, em 30 de setembro de 2011, o semeio era de 1.3% da área estimada. Isto aconteceu por causa de boas precipitações pluviais ocorridas no começo da segunda quinzena deste mês de setembro.

Os municípios onde as plantadeiras mais avançaram nos últimos dias foram Nova Mutum, Diamantino e Sapezal, com índice de 3% de área cada, seguido de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Campo Verde, Tangará da Serra, Nova Ubiratã e São José do Rio Claro, com 2.5% cada.

A chegada antecipada das chuvas é comemorada pelos agricultores, que já estão com mais de 60% da safra vendida e agora centram as atenções do plantio e cultivo da lavoura. Além disso, há a expectativa de que, a antecipação do semeio faça surgir, no começo de 2013, outra “janela ideal” para o plantio do milho segunda-safra – assim como ocorreu em janeiro de 2012.

Na última segunda-feira, o ministro da Agricultura, pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, junto com o governador Silval Barbosa (PMDB), deputados federais e estaduais, fez em Sorriso o lançamento oficial do plantio, com expectativa de esta ser a maior safra de soja da história da agricultura brasileira.

O Ministério da Agricultura mensura colheita de mais de 83 milhões de toneladas da oleaginosa – incremento de 14% em relação à safra 2011/12. Em Mato Grosso, d De acordo com o Imea, a produção de soja na safra 2012/13 deve ultrapassar 24 milhões de toneladas. Na safra passada, Mato Grosso produziu 22 milhões de toneladas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet