Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Biocombustíveis serão 27% da matriz mundial de energia para transporte até 2050

Petrobras investirá US$ 300 milhões em pesquisas com foco no etanol segunda geração.

Até 2050, os biocombustíveis devem ocupar 27% da matriz mundial de combustíveis para transporte, segundo dados da International Energy Agency (IEA). O cenário crescente por adoção de novas soluções energéticas fez com que a Petrobras estimasse investimentos até 2016 de US$ 300 milhões para pesquisas em biocombustíveis, desenvolvendo principalmente estudos sobre o etanol de segunda geração, produzido a partir do bagaço de cana.

A próxima geração de biocombustíveis foi o tema da palestra da coordenadora de Gestão Tecnológica da Petrobras Biocombustível, Juliana Bevilaqua no evento Rio Oil & Gas, realizado na semana passada no Riocentro. Segundo a executiva, o diferencial do etanol 2G é a produção de 40% mais etanol na mesma área de plantio, de forma que se todo o bagaço excedente fosse utilizado para produzir etanol, hoje o país teria 6 bilhões de litros adicionais do combustível.

— Com isso, será possível poupar recursos naturais e aumentar a produção ao mesmo tempo — afirmou a coordenadora, destacando que a meta da empresa é iniciar a operação de uma unidade industrial, em escala comercial, em 2015.

A nova tecnologia é resultado de oito anos de pesquisas, iniciadas no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e que evoluem em parceria com instituições científicas e empresas nacionais e internacionais. Segundo a Petrobras Biocombustúvel, hoje já são 80 mil litros produzidos em uma planta de demonstração nos Estados Unidos, com resultados que apontam um rendimento de 300 litros de etanol por tonelada de bagaço seco.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet