Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Água Boa

Produtores de soja irão começar a plantar quando o ciclo de chuvas se estabelecer

Foto: Reprodução

Produtores de soja irão começar a plantar quando o ciclo de chuvas se estabelecer
Depois de uma longa estiagem,  os produtores rurais de Mato Grosso já começam a se animar para o plantio com as primeiras chuvas que caíram nesta semana.

Segundo o Associação dos Engenheiros Agrônomos do municio de Água de Boa ( 743 Km de Cuiabá),  os produtores irão começar a plantar a primeira safra no dia 15 de outubro na região, e poderão plantar cerca de 90 mil hectares ou mais no próximo ciclo.

Brasil pode conquistar nesta safra liderança mundial na produção de soja
Ministro da Agricultura abre plantio de soja em Sorriso

De acordo com o presidente da Associação, Albino Pfeiffer Neto, a cultura de soja terá maior área cultivada, porém, os produtores só deverão iniciar plantio quando o ciclo de chuva se estabelecer de forma regular, para evitar perdas iniciais nas lavouras, como aconteceu na safra do ano passado, em que as chuvas foram acima da média. A ferrugem asiática é outra preocupação dos técnicos.

Outro fator que preocupa os produtores e técnicos das lavouras é a soja guaxa, que pode prolongar os esporos da ferrugem asiática. Os agrônomos alertam que os produtores rurais devem ficar atentos, com fiscalização diária e aplicações preventivas de fungicidas.

Nas próximas semanas, as associações dos agrônomos irão fazer o levantamento da área que será ocupada na próxima safra. Só o ano passado, 60 mil hectares de soja foram plantados e, para este ano, a expectativa é de que essa área aumente em 50 %, alcançando 90 mil hectares. Dados do Jornal Interativa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet