Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

mais qualificação

Fator limitante para expansão da agricultura de precisão é gente, afirma professor

23 Set 2012 - 17:21

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Thalita Araújo

Fator limitante para expansão da agricultura de precisão é gente, afirma professor
O fator limitante para a expansão da agricultura de precisão no Brasil é gente. Essa é a análise do professor da Universidade de São Paulo (USP) José Paulo Molin, que esteve em Campo Verde (130 km de Cuiabá) no último sábado (22) para ministrar palestra durante o Programa Agricultura de Precisão.

País tem caos na infraestrutura de rodovias, portos e ferrovias, desabafa Carlos Fávaro
Exportações mato-grossenses somam R$ 9.3 bilhões em 2012

De acordo com o professor, nome de referência nacional na área, ainda falta pessoal qualificado para implantar as ferramentas necessárias e, mais que isso, falta entendimento do próprio setor produtivo.

“Daqui a 10 anos o termo ‘agricultura de precisão’ vai perder a razão de existir, porque vai ser óbvio, vai estar no dia-a-dia do campo. É um processo sem volta”, disse Molin, acrescentando que ferramentas como mapa de produtividade são insubstituíveis e “quem não pensa isso precisa rever seus conceitos”.

Molin ressalta que os produtores precisam dar muita atenção à escolha dos softwares escolhidos para a implantação da agricultura de precisão. “É a plataforma de inteligência da gestão de uma fazenda”, diz.

O vice-presidente do Sindicato Rural de Campo Verde, Gladir Tomazelli, conta que muitos produtores da região já utilizam a agriculta de precisão e que as ferramentas são acessíveis a todo tipo de propriedade.

Ele ressalta que a tecnologia utilizada é bastante cara, mas aqueles que não podem comprar equipamentos e montar suas próprias equipes têm à disposição no mercado empresas que terceirizam o serviço.

Programa Agricultura de Precisão

O Programa Agricultura de Precisão consiste de uma série de seminários realizados pelo país com objetivo de disseminar informações sobre a prática, idealizado pelo Senar e CNA.

Campo Verde foi o único município do Estado a receber o programa, organizado pelo Sindicato Rural da cidade em parceira com o Senar MT e a Famato.

Agricultura de Precisão

Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual se utiliza tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo e clima.

A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos e defensivos.

A Agricultura de Precisão tem por objetivo a redução dos custos de produção, a diminuição da contaminação da natureza pelos defensivos utilizados e o aumento da produtividade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet