Olhar Agro & Negócios

Domingo, 07 de dezembro de 2025

Notícias | Geral

manifestação

Indígenas ocupam barcaças de carga em protesto contra Ferrogrão

Foto: Reprodução

Indígenas ocupam barcaças de carga em protesto contra Ferrogrão
Em um protesto contra o avanço das hidrovias do Arco Norte e do projeto da Ferrogrão, indígenas ocuparam barcaças de carga no rio Tapajós na manhã desta sexta-feira (7). A ação ocorreu dentro do Território Tupinambá, em Santarém (PA), e não houve conflito.


Leia também:
Governo defende Ferrogrão, mas vê inconstitucionalidade após Congresso enfraquecer contrapartidas ambientais


Lideranças subiram nas estruturas com faixas com os dizeres: "Ferrogrão Não", "Comida sem veneno" e "O agro passa, a destruição fica".

"O Grito Ancestral é o nosso recado aos líderes do mundo. Não queremos que nossos biomas sejam vistos só como mercado, como corredor de soja, porto ou ferrovia. Queremos que vejam os povos que estão aqui há séculos, cuidando da floresta e do rio. Preservar o Tapajós é condição para qualquer compromisso climático sério", diz Marília Sena, liderança Tupinambá, em comunicado.

O rio Tapajós, nasce no Mato Grosso, corta o Pará e deságua no rio Amazonas, é um dos mais estratégicos para a agenda de infraestrutura do governo federal. O objetivo é usá-lo para o escoamento de commodities agrícolas até os portos de Santarém, Itaituba/Miritituba, Barcarena e região.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet