O grupo MC Empreendimentos, em Nova Marilândia, promove a 16ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), entre os dias 23 e 27 de setembro. O evento tem como tema “Respeite a vida, viva com inteligência, trabalhe com segurança” e adota como lema o objetivo de zero acidentes. A programação também envolve equipes da União Smart Foods, aviários e da fazenda.
Leia também:
Gigante do varejo farmacêutico, RD Saúde abre 65 vagas para setor de logística em Cuiabá
Os colaboradores participam de atividades diversificadas que incluem palestras educativas, dinâmicas, ações culturais e esportivas, todas voltadas para a promoção da saúde, segurança e bem-estar no ambiente de trabalho.
Na abertura, os trabalhadores acompanharam a palestra teatralizada do Senar sobre qualidade de vida, além de dinâmicas realizadas em diferentes turnos, garantindo a participação de todos os setores da empresa.
A programação contempla ainda ações de conscientização sobre trabalho seguro, saúde mental e primeiros socorros, além da tradicional Feira dos GTS/Áreas/5S, em que cada setor apresenta suas práticas de segurança e organização. Atividades lúdicas, como jogos, circuito elétrico, quiz da segurança e campanhas educativas nos refeitórios, também integram a agenda.
Um dos destaques desta edição é o “Túnel da Segurança”, que permite aos colaboradores vivenciarem de forma interativa situações de risco e as medidas preventivas adequadas.
O encerramento está previsto para sábado (27), com torneio de futebol e show ao vivo, reunindo trabalhadores e familiares em um momento de integração.
Durante o evento, os participantes também concorrem a brindes como camisetas, bolsas, vouchers, cortes de cabelo, kits de maquiagem, pix e produtos oferecidos por parceiros da SIPAT, entre eles Senar, Senai, Unimed, cooperativas de crédito, concessionárias e empresas locais.
De acordo com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA+A), organizadora da SIPAT 2025, o objetivo é reforçar a cultura da prevenção dentro da UAA.
“Não se trata apenas de cumprir normas, mas de cultivar diariamente atitudes que preservem vidas e garantam um ambiente de trabalho mais saudável e seguro”, destacou o supervisor de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e membro da CIPA+A UAA, André Zampronio Bronholi.
O técnico de segurança do trabalho Alex Wassen reforçou a importância da iniciativa. “A SIPAT é um momento de aprendizado coletivo. Nosso objetivo é mostrar que segurança não é apenas uma exigência legal, mas uma atitude que deve fazer parte da rotina de cada colaborador.
Já o supervisor de produção do frigorífico União Avícola, Daniel Carvalho, ressaltou o engajamento das equipes durante 16ª edição do Sipat.
“A participação de todos tem sido fundamental. Quando cada setor se envolve, o resultado é uma cultura mais forte de cuidado mútuo e de compromisso com um ambiente de trabalho seguro”.