O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) informou que o exame laboratorial realizado em uma ave com sintomas suspeitos em Cuiabá deu negativo para gripe aviária.
Leia também
Abilio confirma permanência de Amauri na Educação após negativa de Daniel Monteiro: "nada mudou"
Além disso, o caso suspeito na cidade de Tesouro (370 km de Cuiabá) em uma ave de subsistência segue em análise, aguardando o resultado laboratorial que será emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
No sábado, o ministério detectou o vírus da influenza aviária em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis.
Na ocasião, o Serviço Veterinário Oficial interditou a propriedade e coletou amostras para análise laboratorial, as quais resultaram positivas para gripe aviária.
Segundo o Mapa, o foco confirmado em aves de subsistência também não altera o período de 28 dias de vazio sanitário após a desinfecção da área em Montenegro (RS), onde foi confirmado um foco de gripe aviária em um matrizeiro de aves comerciais.
Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil: China, União Europeia, Iraque, Coreia do Sul, Chile, Filipinas, África do Sul, Peru, Albânia, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Mauritânia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Índia, Sri Lanka, Macedônia do Norte e Paquistão.
Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul: Arábia Saudita, México, Kuwait, Reino Unido, Omã, Rússia, Bielorrússia, Armênia, Quirguistão, Angola, Turquia, Bahrein, Cuba, Montenegro, Namíbia, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.