Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Alta da taxa Selic

Secretaria do Tesouro Nacional suspende contratações de crédito do Plano Safra até o final de fevereiro

Foto: Reprodução

Secretaria do Tesouro Nacional suspende contratações de crédito do Plano Safra até o final de fevereiro
Após alta da taxa Selic, que contribuiu para esgotar os recursos, a Secretaria do Tesouro Nacional decidiu suspender temporariamente as contratações de crédito rural nas linhas subsidiadas do Plano Safra 2021/22. A informação do Ministério da Economia foi divulgada pelo jornal Valor Econômico.

Leia também:
Mudanças climáticas ameaçam produção de alimentos e Brasil será prejudicado, aponta IPCC

A medida passou a valer na última segunda-feira (7) e deve seguir até o final de fevereiro. "O governo entende a importância dessa questão e está trabalhando na busca pela sua solução", disse o Ministério, por meio de sua assessoria de imprensa, após confirmar a notícia.

Os aumentos da taxa básica Selic elevaram os gastos do governo com a equalização dos juros nas operações de financiamento. Com isso, os recursos para o crédito subsidiado acabaram antes do previsto.

Segundo ofício do Ministério da Economia citado pelo Valor Econômico, o dinheiro alocado no orçamento deste ano tornou-se insuficiente para a subvenção, em meio à forte demanda por crédito rural.

Os produtores rurais brasileiros contrataram cerca de 160 bilhões de reais em crédito de julho a dezembro de 2021, alta de 30% na comparação anual, considerando todas as operações envolvidas no Plano Safra.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet