Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Notícias | Agronegócio

'Mapa do Car'

Governo lança sistema para facilitar pedidos de cadastro ambiental feitos por produtores rurais

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Governo lança sistema para facilitar pedidos de cadastro ambiental feitos por produtores rurais
O Governo de Mato Grosso anunciou nesta semana que a ferramenta Mapa do CAR já está disponível. O sistema, que analisa os processos dos solicitantes do Cadastro Ambiental Rural (CAR) antes do envio da proposta para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), foi apresentado ao governador Mauro Mendes (DEM) pelo Instituto Ação Verde, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Leia também:
Comércio e Serviço Público: Veja o que abre e o que fecha no Dia da Nossa Senhora da Conceição em Cuiabá e VG

De acordo com a assessoria do Executivo Estadual, o governador avalia que o Mapa do CAR é uma iniciativa importante para que todos os usuários possam "falar a mesma língua" e para que o Estado tenha uma evolução na implantação do CAR.

"Essa ferramenta vai nos trazer uma uniformização dessas bases de dados, criando a capacidade de evoluir com segurança e rapidez nesse objetivo que é a nossa regularização ambiental. Parabenizo a todos os parceiros, estamos todos do mesmo lado, esse trabalho em conjunto é primordial", disse o governador.

O governador ressaltou que dos 50 mil cadastros analisados nos últimos anos pela Sema-MT, mais de 20 mil estão suspensos por inconformidades, e os proprietários não fizeram a alteração necessária dentro do prazo legal de 90 dias. Segundo a assessoria do Governo do Estado, a nova plataforma, que analisa previamente os dados, irá possibilitar que os processos não tenham pendências e possam ser validados.

Ainda segundo a assessoria do Executivo Estadual, para o presidente do Instituto Ação Verde, Adilson Valera, o Mapa do CAR é uma plataforma inovadora, moderna, e de fácil uso. Ele contou que já tem vários técnicos utilizando a plataforma para testes, e o resultado tem sido a celeridade e o adequado suporte tanto ao agricultor, responsável técnico e aos servidores da Sema.

"Mais importante que tudo isso é a credibilidade. A parte técnica a gente consegue, agora a credibilidade a gente conquista. Essa é uma conquista do governo de Mato Grosso. Essa credibilidade com certeza vai gerar novos projetos e novas possibilidades de negócios para todos os setores do governo", disse Valera.
 
Por meio do novo sistema, a análise é feita de forma automática para apontar erros antes mesmo do processo ser inserido na base de dados estadual para análise da Sema-MT. A ferramenta auxilia o produtor a confeccionar o cadastro para possibilitar um maior índice de preenchimento correto de informações e de validação do CAR.

Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a ferramenta representa um grande avanço, e em breve será essencial para que os pedidos contenham as informações adequadas para a validação.

"É uma estrutura para a comunidade externa fazer o seu cadastro nos moldes que o sistema mato-grossense exige, e com isso, aumentar o número de validações. O mapa do CAR é uma plataforma pensada para melhorar a eficiência e a performance do CAR em Mato Grosso. Foram dois anos de intenso trabalho nas análises dos cadastros que já foram inseridos, e percebemos uma qualidade das informações inadequada para validação", explicou a gestora.

Mapa do CAR

O Governo de Mato Grosso explicou que a ferramenta de apoio à construção e confecção do CAR deve possibilitar que o cadastro seja feito de forma mais ágil e segura, visando a  regularização ambiental das propriedades rurais. O Mapa do CAR já está disponível no site: www.mapadocar.com.br. A plataforma disponibiliza aos profissionais ferramentas de referência como base de dados geográficos, análise prévia, ferramentas de desenho, entre outros.

A plataforma foi desenvolvida por meio do Projeto de Apoio ao Cadastro Ambiental Rural no Estado de Mato Grosso, por meio de uma parceria com o Governo de Estado, Casa Civil e Sema. O trabalho foi coordenador pelo Instituto Ação Verde, com patrocínio da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira (Cipem).

O CAR é um registro público e obrigatório para todos os imóveis rurais, que possibilita além do controle e monitoramento da atividade produtiva, benefícios aos proprietários que estiverem regulares como financiamento e crédito facilitado.
Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet