Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Geral

Por que dá vontade de fazer xixi após tomar cerveja?

Foto: WebFoco

Por que dá vontade de fazer xixi após tomar cerveja?

Por que dá vontade de fazer xixi após tomar cerveja?

Uma coisa é certa: quanto mais líquidos ingerirmos, maior será a vontade de urinar. Porém, existem certos tipos de bebidas como café e cerveja, que aumentam a vontade de urinarmos, porque são bebidas que interferem na concentração da urina no corpo, tornando-a mais diluída.

Saiba porque dá vontade de fazer xixi após tomar cerveja.

O álcool impede a atuação de hormônios que regulam a quantidade de água excretada na urina

O álcool presente na cerveja e em diferentes bebidas alcoólicas reduz o efeito do hormônio ADH, o hormônio antidiurético. Ele regula ou diminui a quantidade de água excretada pelos néfrons (estruturas presentes nos rins), o que ocasiona em uma maior concentração da urina.

O ADH permite que certa quantidade de água da urina sendo formada retorne para a corrente sanguínea. Porém, quando há o consumo de álcool pelo organismo, a ação desse hormônio é inibida, fazendo com que a urina fique com mais água e o volume de urina seja maior.

Efeito da cerveja (álcool) no organismo

As bebidas como café, cerveja e outras alcoólicas são metabolizadas pelo fígado e os seus metabólitos, que podem ser considerados como os resíduos restantes após o aproveitamento das partes úteis dos alimentos pelo organismo, são eliminados na urina.

O álcool apenas interfere no processo de concentração da urina, porém não é processado pelos rins. As pequenas estruturas atuantes nos rins, os néfrons, filtram todo o sangue do corpo humano, a fim de eliminar as substâncias nocivas por meio da urina.

A concentração de sódio e açúcar nas bebidas pode aumentar a vontade de urinar

Além do café e das bebidas alcoólicas em geral, algumas bebidas à base de cola e chás também aumentam a vontade de urinar. As concentrações de açúcar e sódio presentes nessas bebidas podem interferir no funcionamento do organismo. Por isso, o certo é consumir o álcool com moderação.

Hidratar-se é uma das melhores formas de garantir que o corpo se acostume com a quantidade de urina excretada. Com um aumento da quantidade de líquidos ingeridos diariamente, água e sucos de preferência, o volume de urina a ser excretada será regular. Além disso, o hábito de se hidratar diariamente e adequadamente é um benefício à saúde.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet