Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

MT em Chamas

Fogo já consumiu 10% do Parque Nacional de Chapada

Foto: Reprodução

Fogo já consumiu 10% do Parque Nacional de Chapada
Ao menos 16 mil hectares divididos entre o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e a área de preservação do Estado já foram consumidos no incêndio que já dura quase uma semana.

A estimativa é do coordenador geral do Centro Integrado Multiagências de Monitoramento e Resposta a Incêndios Florestais (Ciman-MT), coronel do Corpo de Bombeiros Júlio Cezar Rodrigues, que acredita que deste total 3 mil hectares queimados são do Parque Nacional e 13 mil da área de preservação do Estado.

Bombeiros e brigaditas tentam conter as chamas em Chapada

Na manhã desta quinta-feira o Corpo de Bombeiros enviou uma equipe de 20 militares para continuar o combate ao fogo. Somados aos 18 brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBIO) e a 10 da Aeronáutica, ao todo 48 homens trabalham para cessar as chamas.

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães tem ao todo 32 mil hectares, isso significa que 10% já foi consumido pelas chamas. No último grande incêndio registrado na mesma localidade em 2010, 14 mil hectares foram destruídos.

“Ontem conseguimos controlar a frente principal do incêndio e hoje o nosso foco são os flancos. O problema é que a área é toda de morros e de difícil acesso, além disso não há fontes próximas de água para abastecimento das bombas costais e os brigadistas acabam tendo que utilizar basicamente os abafadores no trabalho”, afirma.

O que se sabe até agora é que os vários focos já identificados tiveram origens diversas. Segundo o ICMBIO, um pode ter começado num acampamento e outros provavelmente se iniciaram de faíscas de churrasqueira de turistas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet