Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

'Dia da Árvore' terá distribuição de mudas de espécies nativas e vídeo conferência

Dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore e para lembrar a data a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Superintendência de Educação Ambiental (Suea) em parceria com as secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia (Secitec) e de Educação (Seduc), estão programando uma série de ações. O objetivo, segundo a superintendente de Educação Ambiental em exercício, Maricelma Mesquita de Castro Pinto, é “sensibilizar a sociedade sobre a importância da árvore nas questões ambientais e nos processos de urbanização”.

Com o slogan “Viva o Verde! Viva a primavera! Viva a árvore”, as ações de educação ambiental irão contemplar atividades como distribuição de mudas de espécies nativas, palestras, caminhada ecológica e vídeo conferência para o público externo, e para os servidores da secretaria, atividades voltadas para a ações da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P.

Vídeo conferência

De acordo com Maricelma Mesquita, a parceria com a Secitec, por meio do programa MT Preparatório, visa ampliar o alcance das ações de educação ambiental.

A vídeo conferência, com o tema a “A Importância das árvores no processo de urbanização” contará com a participação de técnicos da Sema, do gerente de Exploração e Manejo Florestal da Superintendência de Gestão Florestal (SGF), engenheiro florestal Jean Paulo Bahia de Oliveira; da gerente do Parque Estadual Zé Bolo Flô, da Superintendência de Biodiversidade (Subio), a bióloga Nádia Maria Cardoso Evangelista, e técnicos da Seduc.

O programa educacional MT Preparatório com seus 159 pontos conectados nos 141 municípios, além de ajudar jovens de Mato Grosso a se preparar para os exames seletivos por meio do ensino à distancia, vem se tornando uma importante ferramenta do Governo do Estado na disseminação de políticas públicas.

Os pontos de transmissão e captação de imagens estão instalados em escolas da rede pública de ensino, nos comandos regionais da Polícia Militar e em dez salas do Curso de Formação de Oficiais da PM.

A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P - é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), implantado em 1999, que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do Governo.

A A3P tem como princípios a inserção dos critérios ambientais que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados. Seu principal objetivo é a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho e a sustentabilidade socioambiental.

Na Sema, o Programa está inserido na Ação Difusão da Temática Ambiental da Superintendência de Educação Ambiental e envolve todas as superintendências da secretaria, que adotou a A3P com o intuito de expandir as práticas socioambientais, visando a redução do consumo de recursos naturais e dos impactos ambientais em suas atividades; além de dar incentivo ao combate do desperdício, promovendo projetos de práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais que se revertem em economia dos recursos públicos.

Outras informações sobre a A3P estão disponíveis no portal da Sema (www.sema.mt.gov.br), no link Educação Ambiental.

Nos destaques do portal da Sema, os interessados podem ainda consultar os pontos do MT Preparatório em todo o Estado. A informação também está disponível no portal da Secitec, www.secitec.mt.gov.br.

Confira abaixo a programação completa do Dia da Árvore.

DIA DA ÁRVORE

DATA: 21 de setembro

Local: Parque Estadual Massairo Okamura, Fiemt, pontos do MT Preparatório e Sema

Período Matutino

8 h - Parque Estadual Massairo Okamura – Acolhida das Escolas

08:30 h - Caminhada Ecológica – Trilha dos sentidos

09:30:hs - Palestra - “A Importância das árvores no processo de urbanização”

Pontos de Distribuição de mudas:

•FIEMT
•Parque Massairo Okamura


Período Vespertino

14:30 às 15:30 - Vídeo Conferencia - “A importância das árvores no processo de urbanização"

– Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) /Pontos do MT Preparatório/Seduc

16 hs - Ações da A3P:

- “ A3P em movimento”

Local: Auditório Pantanal da Sema

Visita aos setores e pátio da Sema, divulgando, informando e coletando resíduos encontrados fora das lixeiras

Apresentação da Comissão Gestora 2012/2014

Plantio de árvores no estacionamento da Superintendência de Gestão Florestal – SGF
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet