Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

extensão territorial

“Lucas do Rio Verde quer zerar passivos ambientais”, afirma secretário

Foto: Divulgação

“Lucas do Rio Verde quer zerar passivos ambientais”, afirma secretário
Com o objetivo de zerar os passivos ambientais na extensão territorial do município, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde (335 Km de Cuiabá) e a ONG The Nature Conservancy (TNC) estão entregando aos produtores rurais os relatórios das áreas degradadas, identificar locais a serem recuperados. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Albieri, o município conta atualmente com aproximadamente 250 hectares a serem restaurados, o que corresponde a menos de 1% da área total do município.

Leia mais
Prefeito prevê arrecadação de R$ 15 milhões em conciliações e investimentos no município

“Lucas do Rio Verde deve ser o primeiro município do Brasil a zerar o passivo ambiental e para isso nós contamos com a parceria dos produtores rurais para restaurar as áreas degradas. Nesta semana, as propriedades com pendência ambiental estão recebendo um diagnóstico completo e gratuito, com documentação, orientações e informações detalhadas da área total e da área a ser recuperada”, explicou o secretário. 

Os documentos fazem parte do projeto Passivo Zero, que visa identificar as áreas de preservação permanente degradas a ser recuperadas, orientar os produtores sobre a forma correta a se fazer o trabalho e ainda com a doação de mudas de plantas caso necessário.

Albieri ressaltou que o projeto conta com a parceria da TNC, que ajudou a orientar os empresários e produtores a seguir as obrigações que as empresas têm com a natureza e principalmente com a sociedade por meio do Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).

Para a ONG, zerar os passivos ambientais “é um desafio, mas ao mesmo tempo é uma área pequena que Lucas do Rio Verde está empenhada em resolver pra se tornar o primeiro município sem áreas degradas ou com áreas em processo de restauração”, pontuou coordenador de projetos da TNC, Alex Schimidt.

A TNC tem como principal objetivo a conservação do meio ambiente, em favor da natureza, mas também da humanidade e, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, teve como objetivo conciliar o desenvolvimento agropecuário com a conservação ambiental e a responsabilidade social.

Os empresários e produtores que ainda não receberam o diagnóstico ou que precisarem de orientações sobre a restauração das áreas podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo telefone (65) 3549-7105 ou no Paço Municipal, que fica na Avenida América do Sul, nº 2.500 S, bairro Parque dos Buritis.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet