Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

EM MATO GROSSO

Emplacamentos de veículos de todos os segmentos sobem 16% no estado

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto/Ilustração

Emplacamentos de veículos de todos os segmentos sobem 16% no estado
Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostraram que os licenciamentos de veículos fecharam o mês de março com alta de 16,43%, em Mato Grosso. Os emplacamentos somaram 7.440 unidades contra 6.390 unidades em fevereiro.

Leia mais: 
Emplacamento de carro zero tem queda acima da média nacional em MT; setor mantém confiança em 2018

Os emplacamentos somam de todos os segmentos (automóveis e comerciais leves, caminhões e ônibus, motos, implementos rodoviários e outros).No comparativo com março do ano passado, quando se emplacou 6.585 veículos, o crescimento foi de 12,98%. No acumulado do ano, quando se compara os três primeiros meses de 2018 com os três primeiros meses de 2017, o crescimento foi de 24,91%.O total deste ano,  somando-se janeiro, fevereiro e março, alcança 20.936 unidades contra 16.761 no ano passado.

O diretor regional da Fenabrave, Paulo Boscolo avalia, avalia que, embora os números estimulem o otimismo nos concessionários, a avaliação deve ser cautelosa. "Os números do setor e os índices econômicos corroboram para a impressão de que o setor está em rota de recuperação, lenta, mas sem oscilações para baixo. Mas é preciso considerar que tivemos mais de três anos de queda nas vendas e que os números atuais ainda não conseguiram cobrir o espaço que ficou para trás. Além disso, em março tivemos mais dias trabalhados e não podemos esquecer de que é um ano de eleições e de Copa do Mundo, eventos que afetam o comércio", Boscolo.

Caminhões

O segmento de caminhões no mercado, no mês de março teve crescimento de 6,85% em comparação com fevereiro. Na comparação entre março de março de 2018 e  o mesmo mês de 2017, o crescimento é de 60,27%. Já na comparação do acumulado de janeiro a março de 2018 ao mesmo período de 2017, o crescimento é de 95,78%. 

Na avaliação de Carlos Melnec, o diretor-executivo da Auto Sueco Centro-Oeste, Carlos Melnec, avalia que este crescimento reflete a mudança do clima de confiança e um novo ciclo econômico. "Diferente do que vivemos nos últimos três anos, mas deve ser comemorado com muita moderação, pois a base de comparação é baixa e o crescimento é reflexo da renovação de frotas que estavam reprimidas nos últimos anos", pontua.

Automóveis e comerciais leves

O segmento mais movimentado das vendas de veículos, o de automóveis e comerciais leves, cresceu 20,45%em março com a venda de 3.611 unidades. Em fevereiro vendeu-se 2.998 unidades. 

Motos

Em março, no mercado de duas rodas, foram vendidas 3.095 unidades, contra 2.748 em fevereiro, uma alta de 12,63%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet