Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

alteração

Projeto em MT regulamenta pesca amadora e só permite a modalidade "pesque e solte"

Foto: Reprodução/Ilustração

Projeto em MT regulamenta pesca amadora e só permite a modalidade
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou um projeto de lei pode alterar e  a Lei 9.096/2009 que trata da Pesca. O intuito é regulamentar a pesca amadora em Mato Grosso, onde só será permitida na modalidade "pesque e solte", sendo proibido para eles o abate e o transporte de peixes pelo período de cinco anos, a contar da sanção da lei.Conforme a deputada, a medida pode garantir a preservação do meio-ambiente e o acesso aos recursos naturais às próximas gerações.

Leia mais: 
Desmatadores são obrigados a identificar áreas de crime ambiental

Dentre os principais pontos, o projeto prevê que ao portador da Carteira de Pescador Amador somente será permitida a pesca na modalidade "pesque e solte", sendo proibido para eles o abate e o transporte de peixes pelo período de cinco anos, a contar da sanção da lei.

"A partir do sexto ano, o pescador poderá abater e transportar até cinco quilos de peixe ou um exemplar, independente do peso. A partir do sétimo ano da Lei, fica autorizado abater e transportar cinco quilos de peixe e um exemplar, independente do peso. Vale ressaltar que está havendo muita confusão e que as proibições impostas ao pescador amador não abrangem os ribeirinhos ou a captura de peixes à margem dos rios destinada ao consumo de subsistência", explica a deputada.

Janaina explica ainda que os pescadores amadores também poderão abater um exemplar, desde que esteja nas medidas previstas em lei, proveniente de sua pesca, com o objetivo exclusivo de sua alimentação, durante as pescarias.

Outro ponto da lei que trata os casos de infrações. O pescador reincidente em crimes como transporte irregular de pescado, pesca ou abate ilegal, perderá os equipamentos usados para cometer o delito sejam eles automóveis, freezers, barcos, equipamentos de pesca entre outros.

Por último o projeto de lei prevê a criação de Parques de Pesca com intuito de fomentar o turismo o ano todo em Mato Grosso. Serão locais longe dos já identificados nascedouros, onde mesmo durante o período de defeso será permitida a pesca na modalidade esportiva, ou seja, pesque e solte.

 "Pescar e soltar, é só começar. Muitos estados já regulamentaram a pesca amadora e proíbem o embarque do peixe como Mato Grosso do Sul, Goiás, entre outros. O projeto de lei prevê que governo do estado estabeleça o zoneamento de pesca, bem como a criação de parques de pesca, visando à sustentabilidade. Os parques de pesca serão áreas especificadas, delimitadas e sinalizadas, com fiscalização própria, com a finalidade específica da prática de pesca desportiva, sendo proibida a autorização de abate e transporte de espécies capturadas no local e onde a pesca esportiva poderá ser realizada o ano todo", finaliza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet