Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Lançado hoje

Versão online do Cadastur traz segurança à operações turísticas e deve facilitar transações

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Versão online do Cadastur traz segurança à operações turísticas e deve facilitar transações
Instrumento obrigatório para sete atividades do setor turístico, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) teve sua última versão lançada nesta quinta-feira (22), em Cuiabá. A partir de hoje, o Cadastur será feito eletronicamente, tornando o processo mais rápido e moderno, uma vez que todas as informações estão interligadas ao banco de dados da Receita Federal.

Leia mais:
MT tem segunda pior taxa de participação feminina no mercado de trabalho

Até então, o cadastro era feito de forma manual, com necessidade de preenchimento de formulários, reconhecimento de firma, uso de envio pelo Correios, entre outras necessidades burocráticas que dificultavam o trabalho do empresário. Os setores que devem se adequar ao são: meio de hospedagem, agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, transportadora turística e guia de turismo.

De acordo com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), com o novo sistema, o Ministério do Turismo destaca que está sendo dado mais um passo em direção à regularização do setor em todo o país. A intenção é ampliar o número de adesões ao Cadastur na região Centro Oeste e melhorar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos turistas.

O Centro Oeste tem baixos índices de regularização dos serviços turísticos, alertou a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra, presente ao evento. “No Centro-Oeste temos um índice muito baixo de inscritos que não chega a 40% de regularizados.” O Estado foi escohido para ser sede do lançamento para toda a região.

Essa realidade precisa ser modificada e a modernização do Cadastur vem ao encontro desta necessidade, pois dará aos prestadores mais facilidade e menos burocracia na hora de estar legal. Como consequência, teremos a melhoria dos serviços turísticos e mais pessoas viajando pelo país”, informou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet