Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

Verificação da Aprosoja

Foco de ferrugem asiática é constato em plantação de soja em MT; controle foi adotado

Foto: Reprodução/Internet

Foco de ferrugem asiática é constato em plantação de soja em MT; controle foi adotado
Um foco de ferrugem asiática foi constado em uma lavoura de soja na zona rural de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá). A doença é considerada uma das doenças mais severas que incidem sobre a cultura e pode ocorrer em qualquer estádio fenológico da plantação. A situação foi verificada por uma equipe técnica da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) que esteve na região de Chapadão do Rio Verde durante a última semana.

Leia mais:
MT tem saldo recorde de U$ 13 bi em exportações e é 3º no país; valor deve cair em 2018

“Constatamos que a doença nesta severidade é algo incomum, mas está sob controle. Mesmo porque foi em uma área isolada, não atingindo desta forma outros talhões. Agora, vamos levar o material coletado para análise”, explica Wanderlei Dias Guerra, diretor técnico da Aprosoja.

À entidade o agricultor dono da área informou que todos os controles foram feitos corretamente. O diretor técnico alerta os produtores rurais para que façam o manejo preventivo e as aplicações conforme recomendação técnica.“É preciso ainda ter cuidado na hora da colheita para não disseminar o fungo da ferrugem asiática para outras partes da lavoura”, reforça Wanderlei Dias Guerra.

CAD Parecis

O diretor técnico e a gerência de Defesa Agrícola também visitaram o Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) Parecis, em Campo Novo do Parecis.  O CAD Parecis é uma estação de pesquisa exclusiva para os associados da Aprosoja, em parceria com a Fundação MT, com o objetivo de trabalhar e mostrar o desafio do cultivo em solos arenosos, embora também haja alguns experimentos em solos de textura média.

Na próxima quinta (25), será realizada uma visita técnica para os delegados coordenadores da Aprosoja conhecerem o CAD e também os resultados das pesquisas aplicadas até este momento no campo experimental.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet