Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Silval Barbosa assina protocolo que irá beneficiar pequenos produtores rurais do Estado

O governador Silval Barbosa assinou, nesta quarta-feira (12.09), um protocolo junto ao Banco do Brasil que irá garantir melhorias para os pequenos produtores rurais de Mato Grosso. O protocolo assinado por Silval e pelo superintendente do Banco do Brasil, Luis Carlos Moscardi, irá estabelecer a cooperação técnica para o financiamento de dez mil ordenhadeiras e cinco mil tratores destinados ao atendimento de agricultores familiares de Mato Grosso.

Agora, o Governo irá fazer o levantamento dos agricultores familiares que ainda não acessam o crédito rural, para que eles possam ter o apoio dos recursos do Programa Nacional para o Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos, linha de crédito destinada a aumentar a produção e produtividade, reduzindo os custos. A estimativa é que o BB aplique R$ 200 milhões em Mato Grosso.

Para Silval, a assinatura irá fortalecer a parceria entre o Banco do Brasil e o Estado e irá beneficiar centenas de pequenos produtores de Mato Grosso. “É uma linha de crédito de dez anos, com três anos de carência, juros de 2% ao ano, é muito vantajoso. O Banco do Brasil dará prioridade na apreciação dos projetos dos pequenos produtores”, disse. O governador também destacou a importância que o pequeno produtor tem para o Estado e elencou os avanços que a área obteve durante o seu mandato.

Silval Barbosa citou as parcerias para o Luz no Campo, o programa de aquisição de máquinas para os municípios de Mato Grosso, o trabalho para regularização fundiária, habitação e também os programas de transporte escolar. “Tudo isso dá tranquilidade para o pequeno produtor desenvolver seu trabalho”, disse o governador.

O superintendente do Banco do Brasil, Luis Moscardi, disse que o Banco irá financiar todos os projetos que forem possíveis dentro das limitações da entidade. “Hoje o mundo discute a produção de alimentos, a questão de energia, de água. Mato Grosso tem tudo isso. O mundo precisa olhar para Mato Grosso”, falou.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Carlos Milhomem, destacou a possibilidade dos pequenos produtores adquirirem equipamentos. “No Brasil é muito difícil, pela questão do preço, que o pequeno produtor compre um trator. Essa linha é uma oportunidade para os trabalhadores porque hoje não dá mais para trabalhar com enxada”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet