Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

missão oficial

Novacki participa de encontro na França para estreitar relação com novo governo do país

Foto: Da Assessoria

Novacki participa de encontro na França para estreitar relação com novo governo do país
O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, esteve na França no final da última semana em um encontro com o novo governo do país, buscando aproximação e novos acordos, como a implementação de um ‘comitê especial agrícola permanente Brasil – França’ para tratar de temas de cooperação, tecnologia, sustentabilidade, sanidade e intensificação de comércio e a abertura de um canal de diálogo para avançar no comércio bilateral entre Mercosul e União Europeia.

Leia também:
Em missão oficial, Novacki vai tentar ampliar espaço para produtos brasileiros no mercado europeu

Novacki estava junto ao Embaixador do Brasil na França Paulo Cesar Oliveira e do Secretário substituto de relações internacionais do Mapa, Alexandre Pontes. O encontro se deu com o governo francês que assumiu no último dia 7 de maio, após eleição de Emmanuel Macron.

A mudança de governo no país pode ser benéfica para o Brasil, visto que o último governo francês era crítico e impunha restrições e resistência na ampliação do mercado europeu para os produtos brasileiros. O novo governo sinaliza um perfil mais conciliador e aberto ao diálogo, buscando soluções produtivas a ambos os países.

Encontro

O Brasil foi recebido pelo Diretor Geral de Desempenho Econômico e Ambiental de Empresas (DGPE) e pelo staff do ministério da agricultura francês, e saudado pela iniciativa de ter ido se explicar sobre as ações relacionadas com o episódio da carne fraca e por estabelecer proposta para um diálogo direto entre as duas potências produtivas, com sólidos projetos em produção agrícola.

De acordo com a assessoria do MAPA, o objetivo é priorizar uma parceria estratégica com o novo governo. No encontro, a França apresentou expectativa nos avanços do Acordo de Paris para o clima, enquanto o Ministério da Agricultura demonstrou seu empenho e os resultados na sustentabilidade da produção brasileira.

Novacki afirmou que espera o apoio da França para que estes esforços de preservação e de qualidade e segurança sanitária dos produtos brasileiros sejam reconhecidos pelo bloco europeu. Além disso, disse que confia na superação de entraves para a conclusão das negociações Mercosul-União Europeia sobre uma plataforma de parceria e ganhos mútuos.

Missão oficial

Novacki saiu em missão oficial no último dia 29 de maio para visitar países como Holanda, França e Polônia. O desembarque da comitiva foi no Porto de Roterdã, na Holanda. A ideia é intensificar o comercial bilateral e demonstrar a qualidade do produto brasileiro.

A França tem quase 65 milhões de habitantes e um PIB de U$ 2,55 trilhões.  Apesar da agricultura representar apenas 1,7% do seu PIB, ela tem um setor produtivo bastante conservador.

No Brasil a agricultura responde por quase 6% do PIB e o Ministério da Agricultura tem por objetivo alcançar os 10% da participação no mercado internacional (hoje, a participação é de 7%). Estes 10% representariam quase R$ 100 bilhões na economia.

Neste domingo, a comitiva brasileira segue para Polonia, última escala antes do retorno ao Brasil. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet