Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Após seca

Chuva deixa em xeque produção recorde de 30,4 mi/t de soja em Mato Grosso

17 Fev 2017 - 09:02

De Campo Novo do Parecis - Viviane Petroli

Chuva deixa em xeque produção recorde de 30,4 mi/t de soja em Mato Grosso
A produção recorde de 30,4 milhões de toneladas de soja em Mato Grosso pode estar em xeque. Além dos ataques de pragas, como mosca branca e ferrugem asiática, que reduzem a produtividade, lavouras no Estado sofrem com excesso de chuva, a exemplo de propriedades localizadas em Campo Novo do Parecis e Cláudia.

Leia Mais:
Estragos nas lavouras causados pela chuva são estimados em R$ 2,4 mi em Campo Novo do Parecis

Há pouco mais de uma semana chove diariamente em Campo novo do Parecis. Somente entre os dias 09 e 11 de fevereiro cerca de 310 milímetros de água foram registrados, deixando além de bairros na cidade debaixo d'água, aproximadamente três mil hectares submersos.

A safra 2016/2017, segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Endrigo Dalcin, está totalmente diferente do ciclo 2015/2016, onde registrou-se intenso stress hídrico.

Dalcin comenta que as lavouras nesta safra apresentam potencial produtivo, tanto que a média está na casa das 57 sacas por hectare. Apesar do bom resultado em produtividade, Dalcin lembra que ainda restam cerca de 50% da área de 9,4 milhões de hectares para serem colhidos. "Se a chuva seguir podemos ter queda dentro das 30,4 milhões de toneladas previstas, mas é preciso terminar de colher a soja. Hoje, Campo Novo do Parecis é onde está o maior problema com a chuva. Vale ressaltar que são problemas pontuais. Há regiões que os trabalhos estão normais".

Há seis dias chove também no município de Cláudia. Roseli Giachini, produtora no município, revela que somente nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, conseguiu colocar as máquinas em uma das três fazendas do Grupo Giachini. Roseli comenta que dos 11 mil hectares plantados pelo grupo cerca de 1,2 mil hectares foram afetados pelas chuvas dos últimos dias.

"Isso traz perdas. Tem talhões com soja brotando nas vagens, ou seja, são perdas diretas". Na avaliação de Roseli, a safra 2016/2017 irá depender do comportamento do clima. "Há tanto soja pronta para colher como em fase de preenchimento de grão".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet