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Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Logística

Ferrovia Vicente Vuolo

Taques afirma que pedirá apoio de Temer para a chegada de trilhos até Cuiabá

Foto: Rafael Manzutti/Sinfra-MT

Taques afirma que pedirá apoio de Temer para a chegada de trilhos até Cuiabá
A chegada dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo em Cuiabá terá suas articulações políticas intensificadas por Mato Grosso junto ao Governo Federal e de São Paulo. A chegada dos trilhos à Capital mato-grossense deverá impulsionar o desenvolvimento logístico do Estado. Em encontro com representantes do Fórum Pró-Ferrovia, o governador Pedro Taques assinou documento com as intenções de Mato Grosso quanto à ferrovia a serem apresentadas ao Governo Federal.

Durante reunião com representantes do Fórum Pró-Ferrovia e secretários de Estado, na noite de sexta-feira, 20 de janeiro, o governador Pedro Taques defendeu a chegada dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá. Conforme o chefe do Executivo, ele irá intensificar a articulação política já iniciada junto ao presidente Michel Temer e ao governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, para que o projeto de expansão do ramal entre Rondonópolis e Cuiabá saia definitivamente do papel.

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A negociação da expansão dos trilhos até a capital mato-grossense tem sido ampliada, segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), após a edição da Medida Provisória 752/2016. A Medida visa estimular as concessões no Brasil e entre suas ações está prevista a antecipação dos contratos de concessões de ferrovias, bem como a destinação de recursos para outros ramais.

De acordo com a Sinfra, o Governo Federal discute, hoje, a prorrogação por mais 30 anos da concessão da empresa Rumo ALL. O prazo seria de 2018 a 2058. A empresa é responsável pelo trecho da Malha Paulista que se conecta a Malha Norte que chega a Rondonópolis.

O ramal até Cuiabá e, posteriormente até Sorriso, já está sendo pensado e planejado pela concessionária. O Estado de Mato Grosso tem informações de que a empresa pretende fazer investimentos na ordem de R$ 5 bilhões, nos próximos anos. No entanto, depende desta prorrogação da Malha Paulista. Nós vamos propor nesta negociação que os trilhos avancem até a Capital”, pontuou o secretário de Infraestrutura, Marcelo Duarte, durante o encontro com representantes do Fórum Pró-Ferrovia.

Durante a reunião com o governador Pedro Taques, o Fórum Pró-Ferrovia apresentou ao chefe do Poder Executivo estudos realizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que comprovam a viabilidade do modal passar por Cuiabá e posteriormente o ramal ser conectado ao Norte do Estado.

O Fórum Pró-Ferrovia é formado por entidades do agronegócio, indústria, comércio, do trade turístico. “Nós estamos trabalhando em uma frente junto com o Governo do Estado. O governador tem sido fundamental no processo de articulação com o Governo Federal e ao Estado de São Paulo. Uma articulação em parceria com a Rumo ALL, que é responsável pela concessão da Malha Norte de Mato Grosso e da Malha Paulista”, destacou o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo.

Os trilhos em Mato Grosso chegam hoje até o município de Rondonópolis, saindo do Porto de Santos. A Ferrovia Vicente Vuolo, também conhecida como Ferronorte, chegou a Rondonópolis com seu terminal intermodal de cargas em setembro de 2013, cuja inauguração contou com a presença da então presidente Dilma Rousseff. Além de Rondonópolis, outros três terminais compõe a Ferronorte, que é a única ferrovia de Mato Grosso: Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira.
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