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Sábado, 20 de abril de 2024

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INFRAESTRUTURA

Parceria entre Sinfra e escritório da ONU terá duas grandes frentes de trabalho

Foto: Sinfra-MT

Parceria entre Sinfra e escritório da ONU terá duas grandes frentes de trabalho
Duas grandes frentes serão trabalhadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) em parceria com o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops). O projeto de “Fortalecimento Institucional e Geração de Capacidade”, que irá contribuir para melhoria da malha rodoviária estadual, é um projeto de três anos.

Na última semana Mato Grosso recebeu o aval da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, para a implantação do projeto “Fortalecimento Institucional e Geração de Capacidade” em parceria com o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS).

A ação visa à redução do gargalo logístico existente no Estado. Hoje, Mato Grosso possui 23.396 quilômetros de rodovias estaduais aguardando pavimento.

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Segundo a coordenadora de atividades regionais da América Latina e Caribe da Unops, Suelma Rosa, duas grandes frentes serão trabalhadas dentro da parceria com a Sinfra. A primeira irá focar no aprimoramento da gestão da Secretaria, ou seja, o escritório da ONU apoiará a pasta a consolidar o processo de restruturação da chamada "Sinfra do futuro".

Já a segunda frente de trabalho tratará das alternativas de financiamento e de contratação de obras públicas.

“Não é segredo para ninguém que os governos da América Latina, e ousaria dizer do mundo, não têm a mesma capacidade de investimento com recursos públicos de expansão da malha viária para melhorar a conectividade logística, e que precisa desenvolver parceria com o setor privado para viabilizar muitas destas operações”, afirma a coordenadora.

A coordenadora de atividades regionais da América Latina e Caribe da Unops, Suelma Rosa, pontua ainda que serão discutidos o financiamento de concessões, Parcerias Público-Privada (PPP), a captação de recursos de ativo privado, além da captação de recursos de bancos internacionais de desenvolvimento.

“Estas alternativas serão trabalhadas com o intuito de estruturar o modelo de financiamento que garanta a expansão da malha rodoviária, a melhoria da conectividade aquática, aérea, de maneira que toda a infraestrutura logística do Estado seja capaz de apoiar e de dar suporte a expansão da produção”, diz Rosa.

De acordo com a Sinfra, trabalhos de mapeamento das regiões de Mato Grosso já foram iniciados com o intuito de identificar quais os pontos serão priorizados no primeiro momento.

A estratégica de identificação dos pontos prioritários vem sendo realizada desde 2015, conforme o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte.

“No âmbito do projeto, estamos desenvolvendo o Plano Diretor. Esse plano vai estabelecer exatamente quais serão as prioridades para 2017 e 2018, e quais são as sequencias de investimentos para os anos seguintes, porque o Plano Diretor visa a capacidade logística futura do Estado”, pontua Duarte.

Ainda segundo o secretário, com "o Plano Diretor finalizado, vamos saber claramente quais são as faixas por ordem de investimento. Os trechos necessários já foram identificados, agora estamos trabalhando na priorização deles. Considerando o volume de recurso disponível para o investimento deles".

O UNOPS é um órgão operacional da ONU que tem o objetivo de auxiliar diferentes parceiros na implantação de projetos, de modo a complementar suas próprias capacidades, aumentar a rapidez, diminuir riscos, impulsionar o custo-benefício, entre outros.

Os principais serviços da UNOPS incluem gestão sustentável de projetos, infraestrutura sustentável e aquisições sustentáveis.
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