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Sexta-feira, 19 de abril de 2024

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Licitação em 2017

Obra do Rodoanel deve ser retomada e custará R$ 800 mi; pavimento será de concreto

Foto: Meneguini/GCom-MT

Obra do Rodoanel deve ser retomada e custará R$ 800 mi; pavimento será de concreto
Os 52 quilômetros da obra do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande, mais conhecido como Rodoanel, que irá interligar as rodovias federais BR-163 e BR-364, deverão ser licitados em 2017. A previsão do Governo de Mato Grosso é que R$ 800 milhões sejam investidos para a conclusão da obra iniciada há oito anos, que receberá pavimento de concreto que tem durabilidade de 30 anos, em substituição ao asfalto tipo CBUQ de apenas 10 anos.

Ainda não há uma data para a obra ser licitada, segundo a Secretaria de Estado e Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra). Um novo anteprojeto para os 52 quilômetros de pista dupla foi elaborado pela Secretaria, com base em considerações técnicas da superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em Mato Grosso.

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“A Sinfra pretende lançar a licitação no modelo do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é apontado como mais ágil em relação à tradicional licitação para a contratação da empresa, e assegura com mais celeridade o início da obra. No RDC, a empresa vencedora deverá executar a obra e apresentar o projeto executivo com base nos parâmetros definidos pelo governo”, afirma a Secretaria.

A obra é resultado de um convênio firmado entre Governo de Mato Grosso e Federal e promete desafogar o trânsito de veículos na região metropolitana de Cuiabá.

O Rodoanel está em meio ao pacote de 66 obras rodoviárias do Pró-Estradas Vale do Rio Cuiabá e é tratado como uma das prioridades do Governo de Mato Grosso. Além de ligar a BR-364 e BR-163, o contorno ainda cruzará e dará acesso às rodovias estaduais MT’s-400, 010, 251 e a 030.



"A atual administração da Sinfra destravou o Rodoanel, solucionando todas as pendências que existiam para evitar que Mato Grosso perdesse recursos importantes da União. Com isso, a partir de um entendimento entre Sinfra e DNIT, adotou-se uma nova solução técnica para o pavimento, já considerando o futuro aumento de tráfego veículos a longo prazo”, pontua a Secretaria mato-grossense.

Conforme a Sinfra, o projeto traz a substituição do asfalto tipo CBUQ por concreto, um pavimento rígido já utilizado em Mato Grosso, como na Serra de São Vicente e em pontos da duplicação da BR-364 entre Cuiabá e Rondonópolis.

A escolha pelo pavimento de concreto, explica a Sinfra, é decorrente ao fato de ter uma maior longevidade e garantir mais segurança ao usuário. A vida útil do asfalto do tipo CBUQ é de em média 10 anos, recebendo manutenção, enquanto o concreto tem durabilidade de 30 anos.

O custo de R$ 800 milhões estimado é decorrente a utilização do concreto como tecnologia de engenharia, no lugar do CBUQ.

A obra do Rodoanel está parada desde 2010. Em 2013, um trecho chegou a ser licitado pelo Estado em Várzea Grande, contudo, em decorrência a irregularidade o DNIT determinou o bloqueio dos recursos depositados na conta do convênio, bem como o cancelamento da licitação.

Já em 2015, o Tribunal de Contas da União (TCU) localizou irregularidades processuais, além de sobrepreço, o que levou a suspensão da licitação.

“A Sinfra cumpriu as duas medidas determinadas para evitar que importantes recursos federais fossem perdidos pelo Governo do Estado. O que de fato não ocorreu. Além de não perder recursos, devido a essa intensa articulação, a Sinfra ampliou a qualidade do projeto (passando para concreto) e assegurou que virá mais recursos para a obra", salienta a Sinfra.
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