Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

troca de idéias

Intercâmbio entre pesquisadores e encontro com empresários são acordados entre Mapa e Armênia

Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, em missão na Armênia

Secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, em missão na Armênia

Cooperação técnica e intercâmbio de informações entre pesquisadores brasileiros e armênios no campo da agropecuária e estímulo ao encontro de empresários entre os dois países foram as principais resultados conquistados pela comitiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), liderada pelo secretário-executivo Eumar Novacki, em passagem pela Armênia nesta semana. Uma visita de cientistas armênios a Embrapa deve ocorrer já em 2017, bem como uma rodada de conversas entre empresários prevista para maio.

A passagem de Eumar Novacki e representantes do Ministério na Armênia faz parte de uma missão iniciada no início deste mês na Itália, quando o secretário-executivo participou do painel da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), no qual falou sobre “Tendências de longo prazo dos preços das commodities e desenvolvimento agrícola sustentável”. Além da Armênia e Itália, a comitiva passou pelo Japão e Rússia, onde abertura de mercados para carnes e lácteos foram discutidos.

Leia mais:
Frigoríficos brasileiros serão visitados por Missão da União Econômica Euroasiática em novembro

A Armênia ocupa hoje uma posição estratégica, próxima da Rússia, Irã e Azerbaijão, e faz parte da Euro Asiática.

A visita ao país é resultado de um protocolo de intenções assinado entre os presidentes do Brasil e da Armênia em agosto deste ano, onde o presidente Michel Temer deixou claro o interesse de aproximação com aquele país.

A delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi recebida pelo primeiro ministro armênio, Karen Karapetya.

Segundo o Ministério brasileiro, na reunião com o primeiro ministro da Armênia ficaram acordadas duas pautas entre os dois países. A primeira é quanto a uma cooperação técnica e intercâmbios de informações entre pesquisadores de ambos países. Já a segunda pauta trata de um estímulo ao encontro de empresários do Brasil com grupos econômicos da Armênia, com o objetivo de estabelecer estratégias de fortalecimento do comércio bilateral.

Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura, o governo armênio afirmou que irá programar uma visita de seus cientistas na Embrapa já em 2017, bem como irá produzir um encarte com as potencialidades econômicas a serem exploradas naquele país. Além disso, ficou acertado uma rodada de conversas entre empresários no mês de maio.

A missão realizada por Novacki faz parte da estratégia do Ministério da Agricultura para o cumprimento da meta estabelecida pelo ministro Blairo Maggi de chegar a 10% do comércio mundial de produtos agropecuários em cinco anos. Hoje, o Brasil tem uma fatia de 7%. Tal elevação pode contribuir para o maior desafio do Brasil, já afirmado pelo presidente Michel Temer, que é a geração de emprego, renda, novas oportunidades e dinheiro na economia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet