Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política

sob ameaça

Taques deve reduzir investimento em infraestrutura; setor produtivo é procurado

Foto: GCOM-MT

Taques deve reduzir investimento em infraestrutura; setor produtivo é procurado
Os investimentos em obras de infraestrutura em Mato Grosso podem ser reduzidos em uma tentativa de "cortar" custos. A possibilidade foi colocada na mesa pelo governador Pedro Taques e equipe econômica do Governo do Estado aos representantes do setor produtivo. Reforma tributária deverá aumentar a base tributária e diminuir as alíquotas.

Durante reunião na manhã desta quinta-feira, 13 de outubro, apontou-se uma projeção de grandes dificuldades econômicas para o Estado nos próximos seis meses.

Leia mais:
Banco Interamericano libera US$ 1 mi para projetos voltados para infraestrutura em Mato Grosso

O secretário de Estado de Planejamento, Gustavo Oliveira, afirmou aos representantes do setor produtivo mato-grossense que a crise econômica no Estado chegou com "muita força" e que é preciso evitar que haja um colapso na Saúde, Segurança e Educação por falta de recursos.

Entre as medidas para contingenciar recursos está a possibilidade de reduzir os investimentos em obras de infraestrutura no período de seis meses ao qual a equipe econômica prevê que serão os de grandes dificuldades para o Estado.

Entretanto, o secretário de Planejamento afirmou que obras consideradas importantes não sofrerão alteração em sua continuidade e que as prioridades serão definidas após ouvir o setor produtivo.

Reforma tributária

A reforma tributária do Estado, que conta com o auxílio da Fundação Getúlio Vargas em sua formulação, é outro ponto estudado e que poderá auxiliar neste momento. Segundo Gustavo Oliveira, a reforma aumentará a base tributária e diminuirá as alíquotas. “Temos um entendimento de que se todo mundo pagar, todo mundo paga menos. Este projeto será encaminhado para a Assembleia Legislativa até o fim do mês para apreciação da sociedade”.

A redução dos custos da máquina pública, salientou Gustavo Oliveira ao setor produtivo, é trabalhado para fazer frente à falta de repasses federais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet