Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

missão na ásia

Exportações de maçãs e ovos para a Índia são negociados por Blairo Maggi

Foto: Divulgação/Mapa

Exportações de maçãs e ovos para a Índia são negociados por Blairo Maggi
O Brasil deve iniciar em breve os embarques de maçãs, ovos e pintos de um dia para a Índia. O acordo de exportação com o país asiático é mais uma das negociações concretizadas pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, em missão naquele continente.

Em pouco mais de 20 dias em viagem, Maggi negociou mais de US$ 50 milhões entre a China e a Coréia do Sul. Além disso, conseguiu a abertura do mercado vietnamita para as carnes de aves, suínos e bovinos e a visita em 60 dias de representantes do governo da Malásia ao Brasil para a liberação do comércio de carne. Outro ponto da viagem ministerial e empresarial foi a finalização da sexta fase da habilitação de Santa Catarina para a exportação de carne suína para a Coréia do Sul.

Leia mais:
Malásia fecha acordo com Brasil para exportação de carnes, revela Blairo Maggi

A negociação de exportação de maçãs, ovos e pintos de um dia para a Índia foi tratada na quarta-feira, 21 de setembro, pelo ministro brasileiro com o ministro indiano Radha Mohan Singh.

Durante o encontro, o ministro indiano declarou para Maggi que a Índia tem interesse em exportar para o Brasil cebola, uvas, arroz, milho, soja e óleo de rícino. Segundo o Ministério da Agricultura, Blairo Maggi prometeu priorizar o pedido de Radha Mohan Singh.

Ainda na passagem pela Índia, Maggi encontrou-se com a ministra da Indústria de Alimentos Processados, Harsimrat Kaur Badal, que teria ficado interessada na experiência brasileira de geração de energia pelas empresas do agronegócio.

Na visita a ministra da Indústria de Alimentos Processados da Índia representantes da BRF anunciaram, ainda, que estudam investimentos de uma planta para processamento de carne de frango no país.

Grupo de Trabalho

Conforme o Ministério da Agricultura, ficou acertado que um Grupo de Trabalho será criado entre os dois países visando elencar as prioridades no comércio do agronegócio.

Maggi afirma que "Os países membros do Brics [bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] precisam se entender cada vez mais, a fim de priorizar o comércio de alimentos. A comida é uma garantia de paz para nossos países”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet