Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Sociedade a mercê

Greve dos bancários chega ao 17º dia sem acordo; Cuiabá terá mobilização nesta quinta

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Greve dos bancários chega ao 17º dia sem acordo; Cuiabá terá mobilização nesta quinta
A greve dos bancários em Mato Grosso e no Brasil chega ao 17º dia sem acordo de reajuste salarial para a categoria. Um ato público nacional ocorre em todo o país nesta quinta-feira, 22 de setembro, e em Cuiabá está programado para às 16h na Praça Ipiranga. Em Mato Grosso, são mais de 270 agências localizadas em aproximadamente 100 municípios.

A greve dos bancários teve início à meia-noite do dia 06 de setembro. A categoria reivindica 14,78%, um aumento real de 5% acima da inflação. Porém, os bancos insistem na proposta de reajuste de 7% no salário e abono de R$ 3,3 mil.

Os prejuízos contabilizados pela sociedade em decorrência a paralisação que chega a 17 dias são inúmeros, desde dificuldade em pagar uma conta até mesmo resolver algum problema que somente através de atendimento dentro da agência pode ser solucionado. Este último ponto é o caso da autônoma Rosane Cristina. “Estou adquirindo um imóvel e não consigo finalizar a papelada da compra porque os bancos estão em greve. Posso perdê-lo em decorrência disso”.

Leia mais:
Bancários em Cuiabá entregam bananas em protesto contra propostas dos bancos

Quem também sofre é o comércio para pagamento de fornecedores, contas em geral e até mesmo para trocar dinheiro para o troco dos clientes. “Todo ano é a mesma coisa nesta época. O correto, por Lei, é ter 30% da categoria trabalhando, como vemos em outros movimentos grevistas, mas os bancos param 100%”, comenta o comerciante Lindomar Pedro.

No Brasil, segundo a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), chegam a 13.398 o número de agências bancárias com os trabalhadores de braços cruzados, além de 40 centros administrativos. Tal volume representa 57% dos locais de trabalho no país.

Em nota no site da entidade, o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, pontua que "O cenário está realmente complexo e representa a instabilidade em que vivemos".

Nesta semana a Quinta Vara do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-23ª Região) deferiu pedido liminar (provisório) impetrado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e determinou o restabelecimento imediato de pelo menos 30% do expediente bancário nas agências e postos de atendimento das instituições bancárias localizadas em órgãos do poder judiciário estadual e federal em todo Estado.

A multa por descumprimento da decisão judicial é de R$ 5 mil por dia.

Mobilização


Em Cuiabá, um ato público será realizado às 16h na Praça Ipiranga. A ação faz parte do Dia Nacional de Paralisação e Mobilização das Categorias.

O presidente da Central Única de Mato Grosso, João Luiz Dourado, explica que o movimento é para preparar a greve nacional, bem como denunciar a implementação de políticas públicas neoliberais, por meio de projetos que ampliam a terceirização e com isso acaba com a previdência dos trabalhadores e congela os investimentos sociais pelo poder público, principalmente nas áreas de saúde e educação por 20 anos, como é visto na Proposta da Emenda à Constituição (PEC) 241.

Participam também do movimento nesta quinta-feira em Cuiabá a Adufmat, Sintep MT, Servidores Federais (SINTUF, ADUFMAT E SINDSEP), Trabalhadores da Educação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet