Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Passo importante

Maggi propõe para a China criação de um grupo técnico para "facilitar” comércio

Foto: Divulgação/Mapa

Maggi propõe para a China criação de um grupo técnico para
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, propôs para a China a criação de grupo formado por diplomatas do consulado brasileiro e técnicos dos dois países com o intuito de "facilitar" o comércio de produtos do Brasil para o país asiático e vice-versa. O passo é considerado importante para a ampliação das exportações de produtos agropecuários brasileiros para a China. Para Blairo Maggi a província de Cantão é uma das regiões estratégicas da China, visto possuir um Produto Interno Bruto de US$ 1,7 trilhão e ter movimento em 2015 US$ 1 trilhão em comércio exterior.

A proposta de acordo para facilitar a venda de produtos brasileiros para a China foi feita para o chefe de governo da província de Cantão, Ji Jiaqi, na quinta-feira, 08 de setembro.

O Brasil é o segundo maior parceiro comercial de Cantão, de acordo com o chefe de governo da província, Ji Jiaqi. Ele revela que o Brasil perde apenas para os Estados Unidos.

Leia mais:

Maggi afirma que Brasil precisa investir em sanidade animal para levar mais dinheiro ao país; veja vídeo

Durante reunião a mudança nos critérios do governo chinês para a seleção de empresas brasileiras aptas a exportar foi discutida.

"Precisamos rever esta questão, porque muitas empresas do agronegócio estão de fora e, se forem incluídas, poderemos aumentar significativamente a oferta de produtos com preços ainda mais competitivos", argumentou Maggi.

Na ocasião o ministro brasileiro propôs a Jiaqi, que aceitou, a criação de um grupo técnico para discutir a mudança nos critérios de seleção das empresas.

Conforme Jiaqi, Catntão tem autonomia para resolver esse tipo de "problema", o que pode vir a facilitar ainda mais o trabalho dos exportadores do Brasil junto à China.

De acordo com Blairo Maggi, a pressão de províncias consideradas economicamente importantes, como é o caso de Cantão, junto ao governo central chinês, é um fator político que pode auxiliar ainda mais as vendas externas de commodities brasileiras para a China.

"As pressões precisam acontecer não apenas em nível presidencial, mas também nos escalões intermediários, porque, além das questões econômicas, temos as políticas", frisou Maggi.

Proposta chinesa

Conforme o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ji Jiaqi propôs para Blairo Maggi um aumento da cooperação na área de segurança alimentar, em especial no que tange a gestão de riscos.

Tal parceria proposta pelo governo cantonês se daria por meio de universidades e centros de pesquisa, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O ministro Blairo Maggi aceitou a proposta e na oportunidade orientou o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, que acompanha a comitiva brasileira pela Ásia, para iniciar as conversas com os chineses.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet