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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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PERU E CHINA

Projeto da Ferrovia Transoceânica é apresentada a Mauro Mendes

Foto: Marcos Vergueiro/Prefeitura de Cuiabá

Projeto da Ferrovia Transoceânica é apresentada a Mauro Mendes
O projeto da Ferrovia Transoceânica foi apresentado nesta semana ao prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, por representantes da China e do Peru. A ferrovia passará por Mato Grosso e é considerada uma importante rota de escoamento para a produção de grãos de Mato Grosso. A previsão é que sejam investidos R$ 40 bilhões no modal.

A ferrovia sairá do Rio de Janeiro e se estenderá por mais de 4 mil quilômetros até o Oceano Pacífico. O modal passará pelos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

A Ferrovia Bioceânica, também conhecia como Transoceânica, que liga o Brasil ao Oceano Pacífico, passando por Mato Grosso, é considerada viável para o escoamento da produção brasileira e pode ser construída em nove anos, como o Agro Olhar já comentou. O modal ferroviário ligando o Brasil ao Oceano Pacífico foi anunciado em um acordo entre os governos brasileiro, chinês e peruano o ano passado.

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A apresentação da viabilidade do projeto de construção da Ferrovia Transoceânica ao prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, ocorreu na última terça-feira, 16 de agosto.

Conforme a Prefeitura de Cuiabá, Mendes destacou o auxílio que o modal trará para o escoamento da produção agrícola mato-grossense, hoje carro-chefe da economia do Estado junto com a pecuária.

Mendes ainda destacou a determinação dos países envolvidos no projeto para que o mesmo "deixe de ser um sonho". Ele reforçou também que significará uma grande expansão de mercado, uma vez que Mato Grosso é um Estado distante dos portos do Atlântico e Pacífico.

“Esse é um projeto econômico, então sabemos da importância do interesse da iniciativa privada. E temos que mostrar à ela que tudo isso visto aqui é uma negócio viável para todos; um investimento para promover o desenvolvimento econômico", pontuou Mauro Mendes na reunião.

Segundo os engenheiros chinês Yang Jinjun e os peruanos Enrique Aldave e Jorge Jesus Urtiz, a consolidação da ferrovia trará diversos benefícios para a economia do Brasil e Mato Grosso, bem como benefícios fiscais e aduaneiros nas importações e importações.

O modal ferroviário ligando o Brasil ao Oceano Pacífico foi anunciado em um acordo entre os governos brasileiro, chinês e peruano o ano passado e a sua construção está dentro do pacote de investimentos de R$ 66,9 bilhões em infraestrutura de logística do governo federal para estradas e ferrovias. Destes R$ 66,9 bilhões, R$ 40 bilhões deverão ser investidos na ferrovia Transoceânica, que cortará Mato Grosso e chegará ao Peru permitindo o escoamento da produção de grãos do Estado à China através do Oceano Pacífico.
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