Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

PROJETO-PILOTO

Frigorífico Marfrig inicia em julho novo sistema de pesagem de carcaças do Imac

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Frigorífico Marfrig inicia em julho novo sistema de pesagem de carcaças do Imac
O frigorífico Marfrig, em Tangará da Serra, será a primeira unidade industrial de processamento de carne a implantar o projeto-piloto do Sistema Eletrônico de Informação das Indústrias de Carne (Seiic) do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac). O novo sistema de pesagem de carcaças terá o projeto-piloto implantado no mês de julho.

A definição do local para iniciar o projeto piloto foi realizada no dia 1º de junho, durante reunião do Conselho Deliberativo do Imac.

Na unidade do Marfrig, em Tangará da Serra, serão instaladas quatro balanças de três pontos de linhas de abate.

Leia mais:
- Estatuto do Imac é aprovado em primeira reunião de Conselho

- Instituto da Carne de MT é o 6º do mundo e “vira página” de divergências entre setor produtivo e indústria

O Imac possui quatro pilares de atuação: padronização e tipificação da carcaça; promoção e marketing da carne; orientação ao consumidor e ajudar na criação de produtos; garantia de origem da carne e sistema de balança.

De acordo com o presidente do Imac, Luciano Vacari, a adesão ao sistema pelos frigoríficos é voluntária. O Governo de Mato Grosso explica que a aquisição das balanças serão realizadas pela própria indústria frigorífica, enquanto a manutenção e aferição serão feitas pelo Imac. As balanças serão de um mesmo tipo e fabricadas na Europa.

“O sistema permitirá o melhor controle sobre a produção, tanto pelos frigoríficos quanto pelos produtores, e beneficiará o consumidor, que terá garantida a segurança alimentar do produto adquirido”, salienta Luciano Vacari.

A primeira balança será instalada na linha do pré-abate, onde será realizada a pesagem individual dos animais para a obtenção do peso vivo. A segunda balança ficará posicionada na pré-fendagem, depois da linha de inspeção das vísceras, enquanto no terceiro ponto, da linha de classificação, serão instaladas duas balanças, sendo que a segunda será utilizada em situações de emergência. O valor pago ao produtor será definido neste último ponto.

O Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) é o primeiro do Brasil e sexto do Mundo. O Imac foi instituído por meio da Lei n° 10.370/2016 e é formatado no exemplo do Instituto Nacional de Carnes do Uruguai (Inac). A ideia de implementar em Mato Grosso partiu do governador Pedro Taques, durante viagem ao Uruguai em outubro de 2015.

Quando do lançamento do Instituto, durante o V Circuito InterCorte, no dia 02 de março, em Cuiabá, o governador Pedro Taques declarou que o Imac é um “virar de páginas” de divergências entre setor produtivo e indústria, pois todos agora trabalham juntos por uma carne de qualidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet