Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

12 MIL KM PERCORRIDOS

Precariedade em prédios do Indea são relatadas por pecuaristas no Acrimat em Ação

Foto: Rafael Manzutti/Acrimat

Além da precariedade dos prédios do Indea, a logística segue como uma das demandas dos pecuaristas de Mato Grosso

Além da precariedade dos prédios do Indea, a logística segue como uma das demandas dos pecuaristas de Mato Grosso

Custo de produção elevado, preços não remunerativos, logística “ainda” deficitária e prédios do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) em estado precário. Estes foram alguns dos relatos dos 5,4 mil participantes do Acrimat em Ação 2016, promovido pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) nos últimos três meses. Ao todo 30 municípios foram percorridos.

As demandas apresentadas pelos pecuaristas foram as mais diversas, conforme o superintendente da Acrimat, Francisco Manzi, e o consultor Amado de Oliveira Filho. Segundo eles, no caso dos prédios do Indea a infraestrutura é o principal problema. “Os pecuaristas ainda necessitam ir ao órgão para emitir documentos, como a Guia de Trânsito Animal (GTA). Essa guia está liberada para eles emitirem via online em suas propriedades apenas para abate”, comenta Amado de Oliveira Filho.

Leia mais:
Demandas levantadas no Acrimat em Ação serão encaminhadas ao Governo de Mato Grosso

Os 30 municípios visitados correspondem a cerca de 80% do rebanho bovino mato-grossense. Outros pontos destacados pelos pecuaristas que necessitam de melhorias, de acordo com levantamento realizado pela Acrimat, diz respeito ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), ao Parque Serra Ricardo Franco que não possui delimitação, bem como a logística.

O consultor da Acrimat, Amado de Oliveira Filho, comenta que constatou-se nos 12 mil quilômetros percorridos no Acrimat em Ação algumas “melhorias” na logística em Mato Grosso tantos em rodovias federais como em estaduais. “Porém, essas melhorias ainda estão longe de ser a necessitada para o transporte de carga viva. Tais constatações feitas pela Acrimat e apontamentos dos pecuaristas serão encaminhados para os órgãos competentes”.

Segundo o superintendente da Acrimat, Francisco Manzi, os anseios e demandas dos pecuaristas são apenas alguns dos objetivos do Acrimat em Ação. “É um panorama da pecuária de Mato Grosso. Além destes levantamentos, por meio de questionários, são realizadas palestras e visitas técnicas em propriedades”.

Em outubro a Acrimat deverá, em parceria com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgar um novo Panorama da Pecuária de Mato Grosso. O estudo será feito com base nos 2,2 mil formulários de pesquisa captados no Acrimat em Ação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet