Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Capacitação

Senar-MT prepara treinamento para gestores de fazenda

Nesta semana a coordenadora da Equipe de Pedagogia do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Rosana Rocha, acompanhada por quatro instrutores credenciados junto à instituição, participou do curso de capacitação continuada para o Programa Gestores Rurais, em Curitiba (PR).

Composta por 29 participantes, esta primeira turma tinha representantes de Mato Grosso, Santa Catarina e do Paraná. O treinamento de 80 horas foi ofertado pelo Senar Administração Regional Paraná e abordou temas como gestão de pessoas, projetos e negócios, recrutamento, seleção e demissão de pessoas e vários outros.

Os instrutores de Mato Grosso foram qualificados para ministrar o treinamento de Gestão de Propriedades Rurais que está sendo formatado pelo Senar-MT e tem como objetivo formar gerentes de fazenda, para atender a demanda apresentada pelos produtores rurais do Estado. Nos próximos meses este treinamento estará disponível para a sociedade rural. "Vamos qualificar os gerentes de fazenda para potencializar os resultados na produtividade final", explica coordenadora, Rosana Rocha.

A instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Mariana Vicente, foi uma das que participou da capacitação e conta que o curso foi bastante produtivo. "Tivemos a oportunidade de conhecer ferramentas de gestão usadas pelas empresas rurais mais conceituadas do Brasil. A atualização nos ajuda a repassar esses conceitos quando ministramos os treinamentos do Senar", avalia.

De acordo com Mariana Vicente, um grande problema apresentado pelos produtores é o turnover, ou seja, a alta rotatividade de colaboradores. "Como muitas empresas rurais não tem o setor de Recursos Humanos, a responsabilidade fica com o gerente, que se for capacitado terá condições de tomar as melhores decisões tanto na contratação, quanto na hora de demitir".

INOVAÇÃO - De acordo com a gerente de Educação Profissional Rural do Senar-MT, Tatiane Perondi, inovação é uma palavra que faz parte do cotidiano dos profissionais que atuam na instituição de ensino rural. Em função disso, a entidade mantém um programa de Capacitação Continuada voltado para os instrutores credenciados. "Com o dinamismo que o campo exige é preciso estar em busca de inovação todo o tempo e isso mantem nosso quadro de prestadores de serviços atualizados para atender as demandas do mercado", afirma.

Para atender essa necessidade, somente em 2015 foram formatadas 84 capacitações continuadas, nada menos que 44 a mais que em 2014. O aumento foi de 110%. Além disso, foram lançados 13 novos materiais didáticos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet