Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura Familiar

Alternativa barata resulta em qualidade na produção de verduras para pequeno agricultor

13 Jan 2016 - 13:41

Josi Pegoraro/Ascom Prefeitura de Lucas do Rio Verde

A agrônoma Aline Freitas, coordenadora do campo experimental da Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresentou hoje (12), o resultado de uma pesquisa bem sucedida demonstrada no último Show Safra pela Secretaria Municipal de Agricultura, em 2015. É a produção de alface por meio de um “túnel baixo”, ou seja, uma pequena estufa construída para proteger as mudas da chuva e prepará-las para o desenvolvimento necessário até o seu consumo final.

A propriedade é do agricultor familiar Valmir Batistini, localizada próximo a BRF na MT449. O proprietário, que antes criava gado, investiu neste experimento há três meses e já colhe os resultados do negócio vendendo a alface na Feira da Bíblia e no restaurante do Trabalhador. “É um trabalho gratificante porque a Prefeitura dá a assistência que a gente precisa através da Aline. Ela vem aqui e explica tudo, tira dúvidas e mostra como utilizar os remédios para eliminar as pragas sem maltratar as mudas”, disse Batistini.

O túnel baixo ou cultivo protegido, seja através de abrigos de plásticos principalmente para produtores especializados em produção de mudas orgânicas, é fundamental para o sucesso da atividade. Ajuda na proteção dos ventos, visa a produção de mudas e também no plantio definitivo de vários cultivos tais como tomate, pimentão, alface, pepino e outras espécies orgânicas.

Para a agrônoma, é fundamental levar o conhecimento para o pequeno produtor dando o suporte necessário para a realização das suas atividades no campo, tal como, passando o receituário correto para a eliminação das pragas sem prejudicar a saúde. “Essa ideia foi uma alternativa de baixo custo que rende bons lucros e além de ser uma transferência de tecnologia, o agricultor consegue manter a renda da família com a produção e venda dos seus produtos”, frisou Aline.

Além da alface, Valmir também produz pimentão, quiabo, abobrinha e mandioca. Para a experiência da pequena estufa ele ainda vai tentar produzir pepino e pimentão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet