Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Capacitação

Gestão de pessoas na pecuária de corte representa ganho na produtividade

A população rural representa atualmente apenas 15,6% do total de brasileiros de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na pecuária de corte isso significa escassez na mão de obra e alta rotatividade, que estão relacionados também a baixa escolaridade dos profissionais contratados nas propriedades. O investimento na gestão de pessoas por meio da oferta de treinamentos foi uma das soluções propostas pela Fortuna Nutrição Animal para reverter essa realidade. Em parceria com a Alltech e a Phibro, a empresa está organizando eventos técnicos para vaqueiros e capatazes, tendo realizado recentemente a segunda edição na região de Nova Canaã do Norte (MT), com a participação de 180 pessoas.

Segundo o diretor da Fortuna, Daniel Wolf, a capacitação desses profissionais não era uma prática comum no campo, mas se tornou fundamental para manter a produtividade das fazendas. “É uma troca simbiótica de valorização. Com a oportunidade dos treinamentos, os funcionários se sentem valorizados, pois conseguem perceber o investimento e retribuem com maior atenção na execução das tarefas diárias. Além disso, aumentam as chances dele permanecer na propriedade justamente como forma de retribuição”, explica.

Os temas abordados no evento destacam a importância do cuidado com o manejo de pastagens e bem-estar animal. “Temos relatos dos fazendeiros de que os funcionários voltaram para o trabalho ainda mais comprometidos e o que mais surpreendeu também foi o fato de que os participantes estão aplicando as técnicas aprendidas e lembram de todos os detalhes”, afirma Wolf. O evento se torna uma grande oportunidade para os pecuaristas, pois oferece a possibilidade de capacitar a equipe para um maior entendimento sobre nutrição animal e como cada elemento da equipe da fazenda é fundamental para a melhoria da produtividade e, por consequência, na lucratividade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet