Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Capacitação

Senar é parceiro da CGU na formação ética de estudantes

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) acaba de firmar uma parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e outros órgãos para contribuir com a formação de uma sociedade mais ética. Por meio de um material lúdico produzido pelo Instituto Maurício de Souza, "pai" da Turma da Mônica, os envolvidos pretendem demonstrar atitudes de ética e cidadania para pelo menos 100 mil estudantes do Estado. O projeto, já iniciado em escolas públicas de Cuiabá, foi apresentado nesta quarta-feira (28.10), em solenidade na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, presente no lançamento da iniciativa, enfatizou a importância de estratégias como essa para tentar mudar o rumo que o Brasil. O Senar participa do projeto contribuindo para confecção das apostilas com personagens da Turma da Mônica, cuja tiragem inicial será de 20 mil por ano, para distribuição entre alunos das redes públicas e privadas do Estado.

"Quero parabenizar a iniciativa da CGU e de todos os colaboradores deste projeto e dizer que o Senar tem todo interesse em participar. Acredito que ética e cidadania a gente aprende ainda mais quando é criança. O Brasil está indo num caminho muito ruim, em que as pessoas perderam a noção da linha da honestidade. Estamos vivendo um momento delicado, em que muitas das nossas autoridades estão envolvidas em atos de corrupção. Então, uma iniciativa como essa é louvável, eu acredito muito nesse esforço, nessa agregação de instituições num projeto como esse", destacou.

O chefe da CGU no Estado, Sérgio Akutagawa, esclareceu que a intenção do programa, que também inclui a capacitação de professores para o uso correto do material com os alunos, foi estabelecer uma estratégia eficaz para oferecer uma base de formação ética e de civilidade à população. "A ideia desse projeto é atingir 100 mil crianças nos próximos cinco anos para tentarmos conseguir um efeito transformador e duradouro na sociedade".

O material educativo produzido no projeto está dividido em três módulos, todos convergindo para a formação de pessoas cujos valores sejam o respeito aos demais, às diferenças e às regras. Ele propõe, por meio de atividades lúdicas, a reflexão sobre a importância de cada um desenvolver seu papel com retidão na sociedade.

“Ser honesto é tão simples e tão fácil, não dá trabalho nenhum, e é em cima disso que queremos trabalhar, promovendo a transformação nesse processo decisório das pessoas”. Os encarregados de mostrarem às crianças esses valores são os personagens de Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica e aniversariante do dia – está completando 80 anos.

Ainda fazem parte da parceria instituições como o Exército Brasileiro, o governo do Estado, a prefeitura de Cuiabá, dentre outros.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Pagewww.facebook.com/SenarMt e a conta @senar_mt.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet