Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

Produtos agropecuários devem ter recuo menor em setembro, diz LCA

A primeira prévia do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) mostrou forte desaceleração dos produtos agropecuários, de 4,39% para 2,01% entre agosto e setembro, mas a taxa atual não deve se estender até o fim do mês. A avaliação é do economista Fabio Romão, da LCA Consultores, para quem os preços agrícolas continuarão perdendo fôlego após a recente escalada, mas em magnitude menor.

Divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o primeiro decêndio do IGP-M passou de 1,21% em agosto para 0,59% na atual medição, com taxas menores também nos produtos industriais (0,75% para 0,26%). Com desaceleração em seus dois componentes, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) recuou de 1,73% para 0,75%.

“A primeira prévia sinaliza desaceleração dos preços agropecuários, mas não acredito que a taxa siga nesse nível de 2%”, disse Romão. Em sua avaliação, a atual perda de fôlego foi mais resultado da metodologia do indicador, que compreende o intervalo entre os dias 21 e 31 de agosto.

Para o economista, a saída do impacto da estiagem nos preços dos grãos é o principal vetor de desaceleração dos preços agropecuários. Na leitura atual, o milho recuou de 18% para 1,6%, enquanto a soja passou de 9,9% para 3,4%. Por outro lado, os bovinos deixaram deflação de 1,2% para alta de 1,1%, enquanto as aves subiram de 3,2% para 5,5%.

“No IGP-10, já acredito que a carne bovina apareça em alta e que isso se intensifique ao longo do mês”, projeta, como reflexo da disparada dos grãos e também devido à entressafra do gado. Segundo Romão, a transmissão desse movimento ao varejo, ainda incipiente, deve impactar com mais força os índices ao consumidor no fim do mês. “O grupo alimentação apareceu com alta de 0,53% na primeira prévia do IPC. É difícil que o resultado fechado não venha perto de 1%”. Assim, com taxas maiores do que as atuais nos produtos agropecuários e também no IPC, a LCA projeta que o IGP-M encerrará setembro com alta de 0,95%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet