Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

desconto na energia

Cidinho demonstra ceticismo e preocupação com continuidade do Luz Para Todos

Foto: Reprodução

Cidinho demonstra ceticismo e preocupação com continuidade do Luz Para Todos
O senador Cidinho Santos (PR-MT) analisa com ceticismo e preocupação o pacote anunciado pelo governo federal para reduzir a conta de energia elétrica para consumidores e indústria. Segundo ele, não ficou claro como o governo federal vai manter os investimentos do programa Luz Para Todos, que levou energia elétrica à zona rural e beneficiou diretamente milhares de famílias em Mato Grosso.

“Como o governo federal vai garantir a continuidade do programa Luz Para Todos que visa a universalidade no fornecimento de energia elétrica em todo o país?”, questionou o parlamentar após o anúncio do pacote ao lembrar que o programa executou, até agora, apenas 50% da meta estabelecida para Mato Grosso.

Outra preocupação do senador é com relação à quantidade de pontos de energia elétrica em todo o estado. Segundo levantamento feito pela assessoria do parlamentar, a segunda edição do programa Luz Para Todos - que foi prorrogado até 2014, por meio do Decreto 7.520/2011 - prevê a instalação de cinco mil novos pontos, quando o ideal seria o atendimento de aproximadamente 41 mil.

Deste total, 15.748 já constam em um projeto orçado pela Rede Cemat (Centrais Elétricas Mato-grossenses) e aguardam aprovação do governo federal para ser executado. “Ou seja, ainda temos outras 25 mil ligações a serem pleiteadas e orçadas até 2014”, alertou Cidinho.

O coordenador estadual do programa Luz Para Todos, Gustavo Vasconcelos, explica que o governo federal contemplou a quantidade de residências que foram elencadas pelo IBGE, mas ressalta que o censo não corresponde mais à realidade mato-grossense.

“O Estado tem mais de 600 assentamentos. Estamos vivendo m período de evasão rural, muitas pessoas voltando da cidade para o campo o que tem aumentado a quantidade de famílias sem energia elétrica no meio rural”, explicou.

De acordo com Vasconcelos, já foram encaminhadas ao ministério de Minas e Energia e à Eletrobrás as demandas a serem contempladas em Mato Grosso. Ele considera que o governo federal não deve se opor à contemplação desse total.

“Temos os nomes e CPFs de todos esses moradores que ainda não foram avaliados para o fornecimento de energia elétrica e o ministro Lobão tem se mostrado sensível à questão”, disse ao frisar que o programa Luz Para Todos já atendeu em Mato Grosso mais de 121 mil consumidores desde que foi lançado, em 2003.

O ministro de Minas e Energia Edison Lobão reconheceu que a prestação do serviço de energia elétrica ainda não alcançou toda a população rural brasileira e o estado de Mato Grosso está entre os contemplados com a meta de universalização da rede elétrica. Conforme dados apresentados pelo ministro, a redução na conta de energia elétrica será de 16,2% para os consumidores e de até 28% para a indústria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet