Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Pecuária

III SIMBOV-MT

Simpósio de bovinocultura de corte visa reduzir distância entre produtor e acadêmicos

Foto: Divulgação

Simpósio de bovinocultura de corte visa reduzir distância entre produtor e acadêmicos
A aproximação entre pecuaristas e acadêmicos é um dos objetivos do III Simpósio Mato-grossense de Bovinocultura de Corte (SIMBOV-MT), que será realizado em Cuiabá entre os dias 20 e 22 de agosto. O evento irá abordar desde a adubação da pastagem até as perspectivas de mercado diante as exigências do consumidor.

O III SIMBOV-MT, evento que ocorre a cada dois anos, é realizado pelo setor de bovinocultura de corte da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O simpósio será realizado no auditório do Centro Cultura da UFMT.

Nesta edição diversos pesquisadores, estudiosos e até mesmo frigoríficos estão confirmados proporcionando aos estudantes de medicina veterinária, agricultura e zootecnia informações quanto à bovinocultura de corte mato-grossense, sem deixar de abordar o segmento no Brasil e no Mundo, segundo a organização.

Leia mais:
Manejo e alimentação inadequados alteram sabor da carne bovina
Mesmo na liderança, Mato Grosso tem queda de 13,4% nos abates de bovinos

As palestras abordaram assuntos como “Uso da água em sistemas de produção de carne bovina: mitos e realidade”, “Produção de carcaça bovina ideal sob a ótica do pecuarista e da indústria frigorífica”, “Uso de aditivos em suplementos para bovinos a pasto: potencial e limitações”, entre outros.

De acordo com um dos organizadores, o médico veterinário e doutorando, Pedro Paulo Tsuneda, o SIMBOV-MT é voltado para o meio acadêmico com o intuito de diminuir a distância entre os estudantes e o produtor.

Moacir Ferreira Duarte Junior, também da organização e doutorando, ressalta que ao se planejar o simpósio busca-se trazer palestrantes que falam de mercado, futuro do segmento, manejo de pastagem, entre outros assuntos. “Dentre todos os temas abordados, no final a terminação de boi a pasto e confinamento são os que chamam mais a atenção, porque é a última etapa antes do abate”, comenta.

“É um simpósio que interage e tenta fechar toda a cadeia da bovinocultura, ou seja, trabalha-se desde a adubação da pastagem até a perspectiva de mercado e o que o consumidor quer”, ressalta Pedro Paulo Tsuneda.

Segundo os organizadores, uma das grandes novidades desta edição do SIMBOV-MT é a submissão de trabalhos científicos, onde os acadêmicos podem submeter até dois resumos científicos. Entre os assuntos que podem ser abordados estão à produção e reprodução de bovinos de corte, manejo de pastagem, entre outros.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do evento (clique aqui). Mais informações também podem ser obtidas no Facebook do SIMBOV-MT (clique aqui).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet