Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Capacitação

Famílias do meio rural na região sul são profissionalizadas com 53 cursos gratuitos

20 Ago 2014 - 12:32

MB Comunicação Empresarial/Organizacional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove neste mês de agosto 51 treinamentos gratuitos na região sul do Estado que beneficiarão 816 famílias de produtores e trabalhadores rurais.

De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a entidade estimula a aprendizagem de maneira harmônica, mudando a visão do homem sobre si mesmo e sobre o mundo em que ele vive.

Na região do Sindicato Rural de Araranguá serão oferecidos os treinamentos de jardineiro em Maracajá, de conservas de hortaliças e temperos em Balneário Gaivota e de confecção de peças do vestuário social e rédeas em Araranguá.

Em Gravatal será ministrado o curso de artesanato com pintura e de reformas e pequenas costuras e em Armazém de produção de própolis. No município de Grão Pará será realizada a qualificação de conservas de hortaliças e temperos.

Na região do Sindicato Rural de Florianópolis serão oferecidas as qualificações de confecção de peças do vestuário social, de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar e cultivo de plantas medicinais em Governador Celso Ramos; de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias, de conservas de hortaliças e temperos e aproveitamento integral de alimentos em Biguaçu; de produção caseira de pães e biscoitos em Palhoça e de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias e operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas em Florianópolis.

No município de Laguna serão realizados os cursos de reformas e pequenas costuras e beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar; de reformas e pequenas costuras em Imbituba, de artesanato de bordado em Garopaba e de formas associativas do meio rural em Imaruí.

Em Santa Rosa do Sul está previsto o curso de embutidos e defumados de carne de frango e em São João do Sul de aplicação de agrotóxicos. No município de Jaguaruna ocorrem os treinamentos de formas associativas no meio rural, de artesanato com pintura e bordado com patchcolagem. Em Meleiro será realizado o curso de aplicação de agrotóxicos e, em Forquilhinha e Treviso, de confeitaria.

No município de Lauro Muller serão realizadas as qualificações de conservas de hortaliças e temperos, de implantação e manejo de pastagens e bordado com patchcolagem. Em Anitápolis ocorre o curso de manejo de colméia e, em Angelina, de operação e manutenção no corte de árvores e beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar.

Na região do Sindicato Rural de São José serão oferecidas as qualificações de beneficiamento da fibra de bananeira, de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Águas Mornas; de confecção de peças do vestuário social em Antônio Carlos, de artesanato de crochê e tricô em Santo Amaro da Imperatriz; de beneficiamento e transformação de peixes e frutos do mar em Anitápolis; de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias e beneficiamento da fibra de bananeira em São Bonifácio e de aproveitamento integral de alimentos e bordado com patchcolagem em São José.

Em São Martinho será realizado o curso de cortes, assados e empanados de frango, em Timbé do Sul de conservas de frutas e artesanato com pintura e em Turvo de licores e sucos e confeitaria.

Os demais treinamentos podem ser encontrados no site do Senar/SC (www. senar.com.br) que traz as especificidades, carga horária, local e data de realização. Para participar, o produtor deve procurar o Sindicato Rural do município.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet